Heráclito Fortes retira candidatura para presidência da Câmara
Votação para eleger o sucessor de Eduardo Cunha está marcada para às 16h desta quarta-feira
Brasil|Do R7, com Agência Câmara

O deputado federal Heráclito Fortes (PSB-PII) comunicou na tarde desta terça-feira (12) à Secretaria-Geral da Mesa a retirada de sua candidatura à presidência da Câmara, que está vaga após a renúncia do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Fortes está em seu quinto mandato como deputado, onde foi constituinte, e também foi senador pelo DEM, até 2011, vice-presidente e terceiro-secretário da Câmara. É servidor público, e já foi prefeito de Teresina (PI).
A eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados está marcada para as 16h desta quarta-feira (13), conforme ato assinado há pouco pelo presidente interino da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), e pelos demais integrantes da Mesa Diretora.
O parlamentar a ser eleito cumprirá, até fevereiro de 2017, o mandato do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou na última quinta-feira (7) à Presidência da Casa.
Para o pleito, serão admitidas candidaturas oriundas de qualquer bancada representada na Câmara e também candidaturas individuais. A ordem em que os nomes dos candidatos aparecerão na urna eletrônica será sorteada às 13h. Cada candidato terá 10 minutos para fazer um discurso no Plenário apresentando as suas propostas.
Se nenhum deputado obtiver a maioria dos votos dos deputados presentes no primeiro turno, o segundo turno entre os dois mais bem votados acontecerá uma hora depois do encerramento da primeira votação, e cada candidato terá novamente 10 minutos para falar.
Em caso de empate, será eleito o candidato mais idoso dentre os de maior número de legislaturas na Casa.















