Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Homens armados matam ao menos 8 em shopping de Munique; atiradores estão foragidos

Brasil|

Por Joern Poltz e Jens Hack

MUNIQUE (Reuters) - Homens armados atacaram um shopping center movimentado de Munique nesta sexta-feira e mataram ao menos oito pessoas, em uma ação que a polícia afirmou ser um ataque terrorista e espalhou o pânico na cidade alemã.

Autoridades recomendaram que as pessoas deixassem as ruas enquanto a cidade -a terceira maior da Alemanha- estava sob bloqueio, com transporte parado e rodovias interditadas.

Um porta-voz da polícia disse que três homens armados estavam foragidos após o tiroteio inicial. A cidade foi colocada sob estado de emergência, e a polícia estava à procura dos suspeitos.

Publicidade

"Estamos dizendo ao povo de Munique que existem atiradores em fuga que são perigosos", afirmou o porta-voz policial. "Estamos pedindo às pessoas para ficar em casa."

A polícia informou que oito pessoas foram mortas e havia um número indeterminado de feridos. Um nono corpo foi encontrado, e as autoridades estavam analisando se era de um dos atiradores.

Publicidade

O jornal de Munique TZ disse que um dos atiradores estava morto. Segundo a revista alemã Focus, um suspeito atirou na própria cabeça. A Reuters não pôde confirmar imediatamente os relatos.

Com forças especiais pela cidade, algumas pessoas permaneceram escondidas no shopping center Olympia, que a polícia disse ter sido esvaziado.

Publicidade

"Muitos tiros foram disparados, não posso dizer quantos, mas foi bastante", disse um funcionário de loja escondido dentro do shopping.

Foi o terceiro grande ato de violência contra civis na Europa Ocidental em oito dias. Ataques anteriores na França e na Alemanha foram reivindicados pelo grupo militante Estado Islâmico.

Um porta-voz da polícia declarou que não havia nenhuma indicação imediata de que era um ataque islamita, mas estava sendo tratado como um incidente terrorista.

Sexta-feira é também o aniversário de cinco anos do massacre de Anders Behring Breivik na Noruega, em que ele matou 77 pessoas. Breivik é um herói para os militantes de extrema-direita na Europa e na América.

Não houve reivindicação imediata de responsabilidade, mas apoiadores do Estado Islâmico comemoraram nas redes sociais. "O Estado islâmico está se expandindo na Europa", dizia um tuíte.

O ataque ocorreu cinco dias depois de um adolescente de 17 anos que pediu asilo na Alemanha agredir passageiros de um trem com um machado. A polícia da Baviera o matou a tiros após ele ferir quatro pessoas de Hong Kong e um morador local no trem enquanto fugia. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque.

O shopping Olympia fica perto do Estádio Olímpico de Munique, onde o grupo militante palestino Setembro Negro fez 11 atletas israelenses reféns durante os Jogos de 1972 e mais tarde os matou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.