Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

IBGE corrige Pnad e diz que desigualdade caiu em 2013 no Brasil

Instituto vê equívoco em cálculo da população de grandes cidades de sete Estados brasileiros

Brasil|, com R7

  • Google News

Os resultados da Pnad 2013 (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios), divulgados pelo IBGE na última quinta-feira (18), têm erros, disse nesta sexta-feira (19) o coordenador do estudo Cimar Azeredo, acrescentando que a concentração de renda no País caiu no ano passado, ao contrário do que tinha sido divulgado anteriormente.

Segundo Azeredo, foi utilizada uma projeção de população incorreta em áreas que há mais de uma região metropolitana.


— Em vez de colocar a projeção de população correta se colocou errada. Não percebemos o erro.

Leia mais notícias de Brasil e Política


Salário médio do brasileiro chega a R$ 1.681

IBGE: Maioria dos brasileiros tem casa própria e quitada


O índice de Gini domiciliar, que mede a concentração de renda, recuou em 2013 para 0,497 ante 0,499 em 2012. Na quinta-feira, o IBGE tinha informado que o índice tinha subido para 0,500. Pelos critérios do indicador, quanto mais perto de zero menor é a desigualdade de um país.

— Houve uma desconcentração, reduziu a desigualdade.


O IBGE divulgou uma nota oficial para justificar o erro na Pnad, que afetou sete Estados: Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. De acordo com o instituto, foram consideradas as populações das regiões metropolitanas das capitais — ficaram de fora regiões metropolinas de outras cidades desses Estados.

O insituto informou: "No processo de expansão da amostra da PNAD 2013, foi utilizada, equivocadamente, a projeção de população referente a todas as áreas metropolitanas em vez da projeção de população da Região Metropolitana na qual está inserida a capital".

Leia a nota do IBGE na íntegra:

"IBGE informa erro nos resultados da PNAD 2013

O IBGE vem a público, por meio desta nota, informar que foram verificados erros nos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2013, após a sua divulgação, ontem (18/09/2014).

Os erros ocorreramno processo de expansão da amostra da PNAD 2013, o que provocou alterações nos resultados de sete estados: Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

A PNAD é uma pesquisa por amostragem probabilística, deste modo, para a geração dos resultados, é necessário definir fatores de expansão ou pesos que são associados a cada unidade selecionada para a amostra (domicílios e seus moradores).

Estes pesos são obtidos através do plano amostral da pesquisa, que leva em conta as probabilidades de seleção dos municípios, setores e domicílios da amostra e são calibrados pelo total populacional oriundos da projeção de população nos diferentes níveis geográficos de divulgação.

A PNAD divulga resultados para cada Unidade da Federação (UF) e para nove Regiões Metropolitanas, a saber, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Nas UFs dessas nove Regiões Metropolitanas, a calibração é feita considerando a projeção de população para a Região Metropolitana da capital e para o restante da UF, separadamente.

No Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul existem outras Regiões Metropolitanas, além daquelas que contêm os municípios das capitais.

No processo de expansão da amostra da PNAD 2013, foi utilizada, equivocadamente, a projeção de população referente a todas as áreas metropolitanas em vez da projeção de população da Região Metropolitana na qual está inserida a capital.

Ao constatar esse erro o IBGE tomou imediatamente as seguintes providências: recalculou os novos fatores de expansão; as estimativas de indicadores; e refez o plano tabular, com suas respectivas precisões.

Os resultados da PNAD 2013 e os microdados referentes às variáveis dos pesos foram substituídos e estão disponíveis no portal do IBGE na internet.

Comunicação Social

19 de setembro de 2014"

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.