Ibope: 13% aprovam, 36% julgam regular e 39% reprovam governo Temer
Percentual de "ruim" ou "péssimo", porém, é menor que os 69% de Dilma marcados em março
Brasil|Do R7
O governo do presidente em exercício Michel Temer (PMDB) tem a aprovação de 13% da população brasileira, mas a reprovação chega a 39% dos eleitores. Outros 36% consideram a administração do presidente interino "regular" e 13% não souberam ou não responderam.
Os dados constam de pesquisa Ibope, encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), divulgada nesta sexta-feira (1º).
A reprovação da gestão Temer, medida pelos 39% dos eleitores que a consideram "ruim" ou "péssima", é menor que os 69% conquistados por Dilma Rousseff em março de 2016, dois meses antes de a petista ser afastada da Presidência da República pelo Congresso Nacional.
A pesquisa ouviu 2.002 eleitores entre os dias 24 e 27 de junho de 141 cidades do País. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Leia mais notícias de Brasil e Política
O levantamento também perguntou aos entrevistados sobre a maneira pessoal de Temer administrar o País. Para 31%, o peemedebista comanda bem a nação. Porém, na contramão deste dado, 53% desaprovam a forma do presidente interino governar o Brasil. Outros 16% não souberam ou não responderam.
A pesquisa mostra ainda que 66% dos eleitores ouvidos não confiam em Temer, enquanto 27% dizem confiar no peemedebista e 7% não responderam à questão.
Em relação às perspectivas para o governo Temer, que ainda é interino, mas pode vigorar até 2018, caso o Congresso decida afastar Dilma definitivamente, 35% preveem uma gestão "ruim" ou "péssima" para o futuro. Outros 32% apostam em uma administração regular, 24% "ótima" ou "boa" e 9% não souberam ou não responderam.
Por fim, para 44% dos brasileiros, o governo Temer está sendo igual ao governo Dilma. Outros 23% consideram a gestão do peemedebista melhor e 25%, pior. Outros 8% não souberam ou não responderam.