Ibope diz que 85% da população é favorável à reforma política
Levantamento mostra que 78% das pessoas é contra o financiamento privado de campanha
Brasil|Filippo Cecilio, do R7
A ampla maioria dos brasileiros apoia a realização de uma reforma política no País. É isso o que revela uma pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (6) que mostra que 85% da população se diz favorável à medida.
Para chegar no resultado, o instituto entrevistou 1.500 pessoas com mais de 16 anos em todo o País. A margem de erro da pesquisa é de três pontos, para mais ou para menos.
Do total de participantes da pesquisa, 7% se disseram contrários à reforma; 4% são indiferentes e outros 4% não sabem ou não responderam.
O Ibope perguntou também se a nova legislação sobre as regras eleitorais deveria valer já para as eleições de 2014. Dentre os que responderam, 92% querem a realização da reforma política a partir de um projeto de iniciativa popular e 84% defendem que uma nova legislação sobre o assunto passe a valer nas eleições de 2014.
Financiamentopúblico
Outro dado do levantamento revela que 78% da população é contra a doação de empresas para partidos e candidatos e que 80% defende que haja uma limite máximo do uso de dinheiro público nas campanhas eleitorais.
A pesquisa foi encomendada pelo MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral), grupo que conta com 51 entidades, dentre elas a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e a própria OAB.
O MCCE organiza atualmente uma campanha de coleta assinaturas para encaminhar ao Congresso um projeto próprio de reforma política.
A proposta pedeo fim do financiamento privado de campanhas, estabelece um limite para doação de pessoa física para partidos, e pede que as eleições para o Legislativo tenham dois turnos. No primeiro, a população votaria apenas nos partidos e, no segundo, escolheria os candidatos.