Itamaraty elogia primeiro discurso de Trump como presidente eleito
Ministério das Relações Exteriores emitiu nota para saudar EUA pela realização das eleições
Brasil|Do R7
O Ministério das Relações Exteriores emitiu nota nesta quarta-feira (9) para saudar os Estados Unidos pela “realização das eleições presidenciais, que resultaram na escolha de Donald Trump”.
A nota destacou o discurso da vitória de Trump. “Vemos positivamente a mensagem de superação das divisões nacionais e busca de relacionamento construtivo com todos os países, emitida pelo presidente eleito em seu discurso de aceitação”.
“O Brasil buscará manter os laços, antigos e profícuos, com os Estados Unidos, em benefício dos nossos dois povos”, diz o Itamaraty. “Estas duas grandes nações das Américas compartilham semelhanças que valorizam e orientam as relações bilaterais. Somos sociedades multiétnicas, inspiradas por valores democráticos e de respeito aos direitos humanos, em busca da prosperidade, da liberdade, da justiça e da dignidade para todos.”
“Sobre essas bases, em respeito aos compromissos políticos e jurídicos existentes, desejamos reafirmar nossa agenda de cooperação”, prossegue a nota. “Estamos prontos a trabalhar em conjunto com o novo governo, já a partir de sua posse em janeiro de 2017.”
A pasta ainda destacou as oportunidades de investimento para os dois países. “Há oportunidades mutuamente proveitosas em investimentos, nas áreas de energia, educação, inovação e tecnologia, combate ao crime organizado, transparência e eficiência regulatória, infraestrutura e promoção dos negócios”, diz a nota. “Oportunidades que devem ser buscadas entre as instituições e os setores produtivos dos dois países.”
O Ministério das Relações Exteriores ainda destacou sua disposição em aumentar o diálogo como os Estados Unidos. “Estamos prontos também a incrementar o diálogo e a cooperação com os Estados Unidos sobre as questões globais, tanto bilateralmente quanto nos foros internacionais, tendo presente a responsabilidade de ambos os países na construção de uma ordem mundial estável, justa e pacífica.”
Ministro
Em declarações à imprensa, o ministro das Relações Exteriores, José Serra disse que a montagem da equipe de Trump será acompanhada de perto pelo Brasil, bem como as primeiras declarações a respeito da política externa, econômica e comercial.
Na avaliação do ministro, em seu primeiro discurso após a vitória, Trump mostrou uma face de interlocução. "A ideia é governar para todos", disse Serra. Ele lembrou ainda que, nos Estados Unidos, as indicações para cargos em escalões mais altos precisam ser aprovadas pelo Senado.
Sobre as implicações da eleição de Trump para o País, o ministro disse que o Brasil não estava no centro das discussões da eleição norte-americana, nem era alvo de controvérsia. Isso, na avaliação dele, é positivo para o País no cenário pós-eleição. Serra disse que caberá ao embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Sérgio Amaral, abrir canais de interlocução entre o governo brasileiro e a equipe de transição de Trump.
O ministro avalia que a eleição de Donald Trump ainda deve ser alvo de muitas análises, uma vez que demonstra a inclinação da sociedade norte-americana. "Temos de refletir sobre o resultado dessa eleição, sobre os efeitos da globalização, a crise da sociedade contemporânea", afirmou.
Serra citou como outro exemplo desse cenário o resultado do plebiscito a respeito da saída do Reino Unido da União Europeia, que ele classificou como surpreendente. "De qualquer forma, decisões da democracia, do eleitorado, se respeitam e se cumprem."
O ministro disse esperar que tanto o Brasil quanto os Estados Unidos sigam determinados a reforçar as relações bilaterais. "Agora, com o resultado da eleição, vamos olhar os interesses do nosso País", afirmou.