Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Jarbas Passarinho, ex-ministro da Justiça, morre aos 96 anos

Estado do Pará decretou luto oficial de três dias. Passarinho foi ministro do Collor

Brasil|Juca Guimarães, do R7

  • Google News
Passarinho foi ministro no governo militar
Passarinho foi ministro no governo militar

Morreu na manhã deste domingo (5), em Brasília, Jarbas Passarinho, ex-ministro da Justiça. Passarinho estava com 96 anos e morreu em decorrência de problemas de saúde devido à idade avançada. O velório será na capital federal, assim como o enterro, que está programado para iniciar às 16 horas, no Campo da Esperança, na Asa Sul.

O Governo do Pará decretou luto oficial por três dias por conta da morte do ex-governador e ex-senador do estado.


Nascido em Xapuri, no Acre, Jarbas Passarinho iniciou sua trajetória política no Pará, estado que governou entre os anos de 1964 a 1966.

No Senado, conquistou três mandatos e atuou como Ministro do Trabalho, Ministro da Educação e Ministro da Previdência Social no governo militar, além de ter sido Ministro da Justiça no governo Fernando Collor, entre outubro de 1990 e abril de 1992.


Passarinho foi filiado ao Arena, partido político que apoiou a Ditadura. Em dezembro de 1968, como ministro do governo, foi um dos responsáveis pelo Ato Institucional número cinco, que instituiu a censura prévia aos órgãos de imprensa, músicas e espetáculos de teatro; proibiu manifestações populares; impediu a concessão de hapeas corpus para crimes político e deu poderes ao governo para cassar o direitos políticos de qualquer cidadão por dez anos.

Em 2014, após quase três anos de trabalho, a Comissão Nacional da Verdade confirmou, no relatório final, um total de 434 mortes e desaparecimentos de vítimas da ditadura militar no país. Entre essas pessoas, 210 são desaparecidas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.