Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

José Sarney reassume a presidência da República depois de 22 anos

Dilma, Temer e Marco Maia estarão fora do País até sábado

Brasil|Carolina Martins, do R7, em Brasília

Sarney assumiu presidência pela 1ª vez em 1985, após morte de Tancredo
Sarney assumiu presidência pela 1ª vez em 1985, após morte de Tancredo

Depois de 22 anos, o senador José Sarney (PMDB-AP) assume a presidência da República nesta quinta-feira (13). Como presidente do Senado, Sarney é o terceiro na lista de substitutos no caso da ausência do titular.

Como a presidente da Dilma Rousseff está em viagem internacional desde o último domingo (9), quem estava interinamente no papel de chefe da República era o vice, Michel Temer.

No entanto, Temer também embarcou para Lisboa na noite da última quarta-feira (12), para participar das comemorações do ano do Brasil em Portugal.

Por isso, a presidência foi transferida para o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS).


No entanto, Maia ficou somente algumas horas como presidente do País. Nesta madrugada ele viajou para o Panamá, onde deve participar de reuniões do Parlamento Latinoamericano. Com isso, Sarney fica na presidência da República até este sábado (15).

A transferência se dá de forma automática e, segundo a assessoria de Sarney, ele não terá nenhuma agenda pública como presidente da República nem terá de assinar nenhum documento enquanto ocupar o cargo.


Na madrugada deste domingo (16), Dilma Rousseff retorna ao Brasil e reassume a presidência.

Primeira vez


José Sarney assumiu a presidência da República no dia 22 de abril de 1985, depois da morte do primeiro presidente democraticamente eleito após 21 anos de ditadura, Tancredo Neves.

Sarney era o vice e, por isso, ocupou a presidência até março 1990, quando assumiu Fernando Collor de Mello, vencedor das eleições de 1989.

Sarney está em seu quarto mandato como presidente do Senado e essa é a primeira vez que ele ocupa a presidência da República devido à ausência dos outros dois substitutos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.