Líder do PT propõe que CPI da Petrobras investigue caso Alstom
Colegiado irá apurar eventuais irregularidades cometidas pela estatal do petróleo
Brasil|Da Agência Brasil
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Vicentinho (SP), informou nesta quinta-feira (27) que vai propor a inclusão de um adendo ao requerimento de criação da CPI (Comissão parlamentar de inquérito) destinada a investigar irregularidades na Petrobras para que sejam apuradas também denúncias envolvendo o pagamento de propina pela empresa Alstom a pessoas ligadas ao PSDB.
Pelo requerimento, a CPI investigará irregularidades ocorridas na estatal entre os anos de 2005 e 2014, sobretudo as relacionadas à compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. O líder petista informou que vai reunir sua bancada na próxima terça-feira (1°) para conversar sobre o assunto.
— Nossa proposta agora é passar o Brasil a limpo. Vou levar para a minha bancada, na terça-feira, a proposta de incluir um adendo na CPI para investigar o caso da Alstom em São Paulo, onde o governo nunca deixou abrir uma CPI.
Vicentinho acrescentou que, se a oposição não aceitar sua proposta, trabalhará para a criação de uma CPMI (Comissão parlamentar mista de inquérito).
— Se, porventura, não for permitido a colocação desse adendo para passar o Brasil a limpo e colocar a verdade em cima da mesa, para toda a sociedade saber, nós vamos abrir uma CPMI. Vamos procurar construir uma CPI mista, com dados bem objetivos.
O líder do PT chamou a CPI da Petrobras de CPI do Fim do Mundo. Segundo ele, a comissão tem um caráter puramente eleitoreiro desde o primeiro momento.
Ele lembrou que as denúncias envolvendo a Petrobras estão sendo investigadas por vários órgãos, como o Ministério Público, a Polícia Federal, a própria Petrobras e outros. Ele garantiu que o PT participara da comissão.