Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Líderes partidários acusam Dilma de “encenar” que é vítima de um golpe

Grupo criticou o “triste espetáculo encenado” de Dilma em entrevista à imprensa estrangeira

Brasil|Da Agência Brasil

Partidos dizem que Dilma “procurou desqualificar a soberana decisão da Câmara dos Deputados”
Partidos dizem que Dilma “procurou desqualificar a soberana decisão da Câmara dos Deputados” Partidos dizem que Dilma “procurou desqualificar a soberana decisão da Câmara dos Deputados”

Líderes e presidentes de 15 partidos que votaram a favor da admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, no último dia 17, acusaram nesta terça-feira (19) a presidente de “encenar” para a imprensa estrangeira que é vítima de um golpe. 

Em nota, os partidos dizem que Dilma “inverte sua posição de autora em vítima” e repudiam “de forma veemente”, o “triste espetáculo encenado” por Dilma Rousseff na entrevista à imprensa estrangeira.

No documento, os partidos dizem que na entrevista a correspondentes estrangeiros a presidente “procurou desqualificar a soberana decisão da Câmara dos Deputados”, que obedecendo às regras estabelecidas pelo STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou “o processamento da denúncia formulada contra ela por crime de responsabilidade”.

— A presidente da República insistiu no erro de tachar de ilegal e golpista a ação dos deputados, omitindo propositadamente que o rito do impeachment foi determinado pelo STF, nos julgamentos das inúmeras e frustradas tentativas de seu governo de impedir a atuação do Poder Legislativo. O impeachment foi chancelado pela Suprema Corte do Brasil.

Publicidade

As lideranças partidárias esclarecem que a Câmara autorizou o Senado a dar andamento ao processo e promover o julgamento da presidente, onde ela terá amplo direito de defesa.

— A presidente desconsidera que está sendo acusada de ter cometido um dos maiores crimes que podem ser praticados por uma mandatária, já que a vítima, no caso, é toda a nação. Para defender-se ela inverte sua posição de autora em vítima.

Publicidade

Em outro trecho do documento, os partidos dizem que “a vã tentativa de vitimização, sob a alegação de injustiça, não encontra amparo no relatório da comissão especial, na decisão do plenário da Câmara, nas decisões do STF, na realidade dos fatos e na soberana vontade da ampla maioria da população brasileira”.

Assinam o manifesto os seguintes partidos: PMDB, PSDB, PSD, PSB, DEM, PRB, PTB, SD, PTN, SD, PSC, PPS, PV, PROS e PSL.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.