Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Manicure sofre racismo e desabafa em vídeo na internet

Flavia Abreu é moradora de São Carlos (SP) e recebeu apoio em rede social

Brasil|Do R7

  • Google News
Flavia gravou vídeo após ser vítima de racismo em salão
Flavia gravou vídeo após ser vítima de racismo em salão

Uma manicure de São Carlos, no interior de São Paulo, foi vítima de racismo na manhã de quarta-feira (31), de uma possível cliente quando ia atendê-la em um salão de beleza da cidade. Após o ocorrido, Flavia Abreu fez um vídeo relatando o caso.

Na publicação, Flavia diz que foi procurada pela mulher após a indicação de uma cliente. Ela teria gostado do serviço feito pela manicure e pediu o contato para fazer as unhas com ele. O horário foi marcado para às 9h do dia seguinte.


“Quando eu abri o portão, ela me mediu de cima a baixo e falou para mim: ‘eu tenho horário com a manicure’. Eu disse ‘a manicure sou eu’. Aí ela falou assim ‘eu sou a moça que te ligou ontem e que foi indicação da moça que eu encontrei no supermercado, mas ela não me falou um pequeno detalhe’. Aí eu perguntei ‘qual o pequeno detalhe? ’. Aí ela fez isso aqui para mim [diz esfregando o dedo na mão, em referência à cor da pele].”

Ainda no vídeo, Flavia diz que respirou fundo e questionou a mulher:


“A senhora não vai querer que eu faça a sua unha porque eu sou negra?’. Ela respondeu para mim: ’Eu prefiro não ter contato’ e foi virando as costas.”

Professora de inglês faz ataque racista em supermercado na zona Norte de SP


Flavia diz que tentou pegar o celular para tirar foto da placa do carro da mulher, mas ela já havia ido embora. A manicure ainda desabafa:

“Quero que fique bem claro para você que acham que o racismo não existe. Que fique claro para vocês que acham que São Carlos não é uma cidade racista. É sim, e eu sei do que estou falando. Eu não trabalho com estatística. Eu trabalho com a realidade do mundo do qual nós vivemos. Estou brava pelo aconteceu e é uma pena que não tinha ninguém aqui para me ajudar. E não vou chorar, não, minha senhora, porque pessoas racistas como você eu quero longe. Não preciso de clientes assim”.


"Você volta para o tronco", diz negra que perdeu vaga de medicina para branco que fraudou cotas

Seguidores apoiaram Flavia e fizeram comentários positivos para ela. Até as 18h30 deste sábado (3), a publicação tinha mais de 920 mil visualizações e 15 mil curtidas.

Confira o relato na íntegra:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.