Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Manifestação na zona oeste de São Paulo tem cinegrafista ferido e depredação

Ato teve início no Largo da Batata e foi pacífico até a dispersão de parte dos manifestantes

Brasil|Do R7, com Estadão Conteúdo

  • Google News
Manifestação contra o governo Michel Temer teve início no Largo da Batata, zona oeste de SP
Manifestação contra o governo Michel Temer teve início no Largo da Batata, zona oeste de SP
Manifestante depreda concessionária na zona oeste
Manifestante depreda concessionária na zona oeste

Manifestantes contrários ao presidente Michel Temer realizaram um protesto, nesta sexta-feira (2), na região oeste da capital paulista. Um cinegrafista amador ficou ferido após ser atropelado durante o ato e uma concessionária foi atacada.

A manifestação teve início por volta das 19h no Largo da Batata. A Polícia Militar chegou a cercar os manifestantes e impedir a movimentação do grupo. O clima ficou tenso.


"Essa é a face mais truculenta do golpe. Estão cerceando nosso direito de manifestação. É a volta da ditadura", disse a estudante Renata Farinari, 23 anos. "O que eles não entendem é que não vai ter arrego, que governo e polícia vão ter que nos enfrentar", completou o também estudante Felipe Siqueira, 19 anos.

Cinegrafista atropelado teve ferimentos na cabeça
Cinegrafista atropelado teve ferimentos na cabeça

Por volta das 21h, a organização do ato sugeriu que houvesse uma desmobilização - e que energias fossem guardadas para o protesto de domingo. Muitos gritaram que teria luta e que não recuariam. Mas, por volta das 21h20, o grupo optou pela desmobilização.


Parte dos manifestantes, porém, seguiu à marginal Pinheiros e, em seguida, à região do Butantã. Um veículo atropelou um cinegrafista que acompanhava o ato. Com ferimentos na cabeça, ele foi levado para o Hospital das Clínicas. Na avenida Eusébio Matoso, uma concessionária foi depredada.

Na quinta-feira (1), outro ato contra o presidente terminou em confronto na região central de São Paulo. A Polícia Militar lançou bombas contra os manifestantes, que atiraram pedras contra os policiais. Imagens exclusivas obtidas pela TV Record mostraram uma viatura da PM atropelando um manifestante. A corporação disse que abriu procedimento para apurar o caso.


Protesto no domingo

No domingo, está marcado um protesto na avenida Paulista. Os organizadores dos protestos queriam iniciar a concentração a partir das 14h do domingo, mas, nesta quinta-feira (1), a Secretaria da Segurança Pública divulgou nota afirmando que qualquer ato estava proibido no local por causa da cerimônia de passagem da tocha paraolímpica pela avenida.


O texto provocou imediata reação dos manifestantes que reivindicaram o direito constitucional à livre manifestação.

Um acordo firmado entre a SSP e integrantes das frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular estabeleceu que o protesto de lema "Fora Temer! O povo deve decidir" acontecerá a partir das 16h30 na Avenida Paulista, em frente ao Masp.

Leia mais notícias de São Paulo

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.