Marcos Pereira assina Protocolo de Cooperação com a Rússia que beneficia exportação de produtos brasileiros
Segundo o ministro, o documento vai acelerar a internalização de algumas mercadorias
Brasil|Do R7
O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, assinou nesta quarta-feira (21) em Moscou, na Rússia, o Protocolo de Cooperação, Informação, Intercâmbio e Assistência Mútua no Sistema de Preferências Tarifárias da União Econômica Euroasiática. O documento também foi assinado pelo representante do Serviço Federal Alfandegário da Federação Russa.
Segundo o ministro, o protocolo vai acelerar a internalização das mercadorias brasileiras que utilizam o SGP (Sistema Geral de Preferências) no território russo. O SGP russo é o regime tarifário especial oferecido a países em desenvolvimento e configura-se como a única preferência tarifária existente nas relações comerciais entre Rússia e Brasil.
De acordo com informações do ministério, atualmente o sistema permite que o Brasil exporte 2.700 itens com tarifas preferenciais, o que ajuda na competitividade dos produtos brasileiros, como explica o ministro Marcos Pereira.
— É um importante instrumento que reduz tarifas aplicadas sobre as exportações nacionais em um mercado tão concorrido, como o russo. Ou seja, o SGP contribui para a competitividade dos nossos produtos.
Entre os produtos brasileiros beneficiados pelo sistema estão carnes bovina, suína e de frango, que representam quase 45% de todos os embarques brasileiros para o mercado russo. Em 2016, a exportação desse tipo de produto chegou a US$ 2,3 bilhões.