Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Metade dos casais divorciados em 2011 está no Sudeste

Houve 274 mil processos, sendo 140 mil na região

Brasil|Do R7

  • Google News
Em 2011, Brasil registrou 274 mil divórcios e a maioria foi de forma consensual
Em 2011, Brasil registrou 274 mil divórcios e a maioria foi de forma consensual Artsem Martysiuk/Getty Images/iStockphoto

Os quatro Estados da região Sudeste — São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais — concentram metade dos divórcios do País.

Um estudo divulgado nesta segunda-feira (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que, em 2011, houve 139,4 mil separações deste tipo na região, metade dos 274 mil divórcios ocorridos no Brasil.


Um em cada três divórcios ocorreram em São Paulo, de acordo com o IBGE. Em 2011, o Estado teve 85,8 mil divórcios. Só na capital paulista, houve 15,8 mil separações deste tipo.

Minas Gerais ficou na segunda posição da região, com 30,2 mil divórcios, seguida por Rio de Janeiro (16,1 mil) e Espírito Santo (7.300).


No Nordeste, 61 mil casais se divorciaram e, no Sul, foram 33,2 mil. Completam a lista de regiões o Centro-Oeste, com 21,8 mil divórcios, e o Norte, com 18,4 mil separações.

Separação consensual


Dos 247 mil divórcios no País no ano passado, a maioria foi consensual, ou seja, tanto o ex-marido como a ex-mulher concordaram com a separação.

Por outro lado, 90,2 mil divórcios aconteceram sem consenso. As mulheres pediram 49,8 mil divórcios, enquanto 40,4 mil homens solicitaram o divórcio.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.