Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ministro da Indústria pede para incluir carne e etanol em acordo com a União Europeia

Marcos Pereira participa de reunião comercial na China com 20 maiores economias do mundo

Brasil|Do R7

Ministro Marcos Pereira se encontrou com ministro do comércio da China para acertar detalhes da visita de Temer ao país em setembro
Ministro Marcos Pereira se encontrou com ministro do comércio da China para acertar detalhes da visita de Temer ao país em setembro Ministro Marcos Pereira se encontrou com ministro do comércio da China para acertar detalhes da visita de Temer ao país em setembro

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, solicitou à comissária do Comércio da União Europeia, Cecilia Malmström, a inclusão da carne bovina e do etanol brasileiros nas negociações entre o Mercosul e a União Europeia nesta sexta-feira (8). 

Em maio, os dois blocos econômicos firmaram um acordo para a troca de ofertas de diversos produtos. Pereira lidera a delegação brasileira que participa de um encontro comercial, em Xangai, na China, com os ministros das 20 maiores economias do mundo (G20).

A representante da UE disse que a solicitação será considerada conforme o avanço das negociações. O ministro brasileiro Pereira elogiou a reunião negociadora de Montevidéu, em junho, após a troca de ofertas, e confirmou a retomada das reuniões do Comitê de Comércio Conjunto Brasil-União Europeia.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

Sobre a saída do Reino Unido da UE, a comissária de Comércio negou qualquer retrocesso nas negociações e disse que "há mais perguntas que respostas". Cecilia disse também que a conclusão do "Brexit" pode levar até dois anos. Até lá, a UE permanece negociando como um bloco de 28 países.

O bloco europeu é o principal parceiro do Brasil como bloco em bens e serviços — em 2014, respondeu por 17,8% das exportações e 21,4% das importações de produtos e 32,2% das vendas e 47,89% das compras de serviços.

Publicidade

Em 2015, a corrente de comércio foi de US$ 70,5 bilhões, com déficit de US$ 2,7 bilhões para o Brasil.

Visita de Temer à China

Publicidade

O ministro brasileiro também teve outra função na visita comercial à China: pavimentar a ida do presidente interno Michel Temer à China em setembro.

Recebido pelo ministro do Comércio da China, Gao Hucheng, Pereira recebeu a sinalização da assinatura do contrato de compra de dez aviões da Embraer, além da autorização de importação das 18 restantes do contrato de 40 aeronaves, assinado em 2014, com previsão de entregas entre 2018 e 2021.

Pereira também pediu ao governo chinês a flexibilização da exigência de tratamento dos contêineres brasileiros quanto à barreira devido ao zika vírus. O ministro afirmou que o Brasil trabalhou para controlar a epidemia e que as sanções penalizam os empresários.

O Encontro de Ministros de Comércio do G20 será realizado neste sábado (9) e domingo (10). Pereira ainda tem na agenda encontros bilaterais com Países Baixos e Espanha, além de visitas a empresas chinesas do setor de tecnologia da informação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.