Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Ministro da Saúde coleciona polêmicas e aumenta desgaste

Marcelo Castro tem atuação na crise do zika e da dengue criticadas

Brasil|Do R7

  • Google News
Castro tem colecionado diversas frases polêmicas no cargo
Castro tem colecionado diversas frases polêmicas no cargo

A recente crise envolvendo o zika vírus e a dengue tem aumentado o desgaste do ministro da Saúde, Marcelo Castro. Indicado pelo deputado Leonardo Picciani (RJ) pela cota do PMDB contrária ao impeachment de Dilma, sua substituição no cargo torna-se complicada.

Desde que assumiu o cargo, Castro já fez diversas declarações que incomodaram o planalto e alguns setores da sociedade. Uma das últimas declarações foi feita na sexta-feira (22), quando disse que o Brasil “perdeu feio” para o Aedes aegypti.


O ministrou também disse que houve certa contemporização do mosquito.

— Nós temos 30 anos de convivência com o Aedes aegypti aqui no Brasil. Disse e vou repetir, sem querer culpar ninguém: acho que houve uma certa contemporização com o mosquito. Mas agora a situação é completamente diferente. Além da dengue, o mosquito está transmitindo chikungunya e zika (causadora da microcefalia)


Castro nega que tenha levado puxões de orelha da presidente Dilma por suas frases sobre o mosquito e suas doenças.

Em outro momento, o ministro que chikungunya “ajeija [sic]” temporariamente


— Estamos agora com problema potencializado. Além da dengue, que mata, além da chikungunya, que “aleija” temporariamente , o zika pode, como acreditam cientistas, causar microcefalia. Estamos com um problema de dimensões muito grandes para a gente enfrentar.

O ministro também já chegou a culpar as mulheres pelo seu índice de contaminação pelas doenças das quais o Aedes aegypti é um vetor transmissor.


No momento, ele alegou que as mulheres protegem menos por ficarem “com as pernas de fora”, “e quando usam calça, usam sandália”.

Leia mais notícias de Brasil no Portal R7

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.