Mobilização online pede afastamento de Marco Feliciano da Comissão de Direitos Humanos da Câmara
Suspeito de fazer declarações racistas e homofóbicas, deputado foi eleito presidente do órgão
Brasil|Do R7
Eleito nesta quinta-feira (7) presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, o deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) virou alvo de uma mobilização na internet que pede seu afastamento do órgão.
Uma comunidade criada no site Avaaz.org, o mesmo que hospedou um abaixo-assinado online que pedia o impeachment do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), já tem quase 10 mil assinaturas. A meta é chegar a 1 milhão de pessoas que concordam com a causa.
Na descrição do protesto, o autor diz que “o preconceituoso deputado não pode assumir uma comissão que visa acabar com preconceitos”. O texto ainda afirma que “não são desconhecidas as posições e as posturas do pastor”.
— Ele afirmou que Aids é câncer gay, que os africanos foram amaldiçoados. A candidatura apresenta pelo PSC fere o regimemto interno da camara dos deputados! [sic]
Polêmico, Marco Feliciano vai presidir Comissão de Direitos Humanos
Leia mais notícias de Brasil e Política
Feliciano foi eleito hoje com 11 dos 12 votos — um foi em branco. A eleição do deputado foi questionada por alguns parlamentares, que se retiraram da reunião, e por manifestantes que ocuparam os corredores da Câmara e foram impedidos de entrar na sala em que ocorreu a eleição, por decisão do presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves.