Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Pedido de impeachment venceu em 21 de 26 Estados 

Foram dois empates e o governo só consegui a maioria de votos em três Estados

Brasil|Do R7

  • Google News
Governo não conseguiu barrar o avanço do impeachment
Governo não conseguiu barrar o avanço do impeachment

A votação da aceitação do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, ontem, 17, na Câmara dos Deputados, em Brasília, mostrou que o governo só conseguiu a maioria dos votos em três das 26 unidades federativas. Fora Amapá, Bahia e Ceará, o voto pelo "sim", para a continuidade do processo de impeachment, foi maioria em todos os Estados. 

O governo só conseguiu a maioria dos votos entre os deputados federais de três Estados. Mesmo assim, foram vitórias apertas no Ceará (11 a 9) e no Amapá (4 a 3). Apenas na Bahia, os aliados de Dilma conseguiram uma superioridade mais expressiva, o resultado foi 22 a 15. A oposição, por sua vez, conseguiu as maiores diferenças de votos em Minas Gerais (41 a 12) , São Paulo (57 a 13) e Paraná (26 a 4). 


Em dois Estados, Amazonas e Rondônia, o governo não conseguiu um único voto para barrar o processo de impeachment, o placar foi de 8 a zero em ambos.

Leia mais notícias de Brasil


As ausências e as abstenções também contavam a favor do governo, pois para dar prosseguimento ao pedido de impeachment a regra exigia a aprovação de, pelo menos 2/3, dos 513 deputados. Mas nem isso ajudou o governo, foram duas faltas e sete abstenções. Duas delas na Bahia.

As duas ausências registradas na votação foram a deputada Clarissa Garotinho (PR-RJ) e o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE), ambos por licença médica. Clarissa está no final da gestação e Gomes operou a coluna recentemente. 

Os deputados que se abstiveram foram Pompeo de Mattos (PDT-RS), Gorete Pereira (PR-CE), Vinicius Gurgel (PR-AP), Beto Salame (PP-PA), Cacá Leão (PP-BA), Mario Negromonte Jr (PP-BA) e Sebastião Oliveira (PR-PE).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.