Pesquisa indica preferência dos brasileiros para eleição à Presidência da República
Senadores Aécio Neves e José Serra se destacam em simulações do instituto Paraná Pesquisas
Brasil|Do R7
O Instituto Paraná Pesquisas realizou uma consulta entre eleitores brasileiros para saber em quem votariam para a Presidência da República se as eleições acontecessem hoje. O levantamento avaliou também a administração federal da presidente Dilma Rousseff sob o ponto de vista dos eleitores.
No primeiro cenário proposto, o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) teria 34,2%, seguido por Marina Silva (Rede) com 19,7% e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 17,1%. Jair Bolsonaro (PP) teria 5,3% dos votos, enquanto Ciro Gomes (PDT) ficaria com 5,2%, Michel Temer (PMDB) com 1,5% e Ronaldo Caiado (DEM) com 1%.
Os que não souberam ou não responderam foram 7,5% e os que disseram não votar em nenhum dos candidatos apresentados somaram 8,5%.
Assista à Record onde e quando quiser
Leia aqui mais notícias de Brasil
Já no segundo cenário, os números ficaram assim: Marina Silva (Rede) com 24,3%; Geraldo Alckmin (PSDB) com 22,6%; e Lula (PT) 18,2%. Também pontuaram Ciro Gomes (PDT) com 6,1%; Jair Bolsonaro (PP) com 5,7%; Michel Temer (PMDB) com 1,6%, e Ronaldo Caiado (DEM) com 1,4%. Não sabe ou não responderam foram 9,4% e os que disseram não votar em nenhum deles foram 10,7%.
A última hipótese sugerida pela pesquisa apresentou o seguinte quadro: não sabe ou não responderam foram 8%; nenhum dos candidatos citados são 9,8%; José Serra (PSDB) ficou com 25,5%; Marina Silva (Rede) teve 23,8% Lula (PT) somou 17,7% Ciro Gomes (PDT) totalizou 6%; Jair Bolsonaro (PP) arrebanhou 5,8% dos entrevistados; Michel Temer (PMDB) teve 2%; e Ronaldo Caiado (DEM) foi lembrado por 1,4% dos entrevistados.
Para a pesquisa, foram entrevistados 2.085 eleitores maiores de 16 anos em 23 Estados e 170 municípios brasileiros, entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro de 2015.
Rejeição
A pesquisa apontou ainda que entre os entrevistados, 61,2% não votariam em Lula (PT) de forma alguma, 30,6% rejeitam veementemente Aécio Neves (PSDB) e, dentre os que conhecem Geraldo Alckmin (PSDB), 35,1% o rechaçam.
Quando o assunto é a administração de Dilma Rousseff (PT), 86,5% das pessoas que responderam à pesquisa desaprovam a gestão da presidente do Brasil, 11,1% aprovam e 2,4% não souberam ou preferiram não opinar.
Para a seleção da amostra utilizou-se o método de amostragem estratificada proporcional. Conforme o mapeamento do Brasil nas cinco regiões, Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, segundo o IBGE.
Essa divisão geográfica foi considerada como primeira estratificação. Dentro de cada região, agruparam-se os municípios em grupos homogêneos, procedendo-se à estratificação proporcional final da amostra.