Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pezão (RJ) e Beto Richa (PR) são os governadores pior avaliados, segundo pesquisa

68,1% dos entrevistados desaprovam a gestão Pezão e 71,7% o governo de Richa

Brasil|Mariana Londres, do R7, em Brasília

Pezão (à esq.) enfrenta uma grave crise financeira no Estado
Pezão (à esq.) enfrenta uma grave crise financeira no Estado Pezão (à esq.) enfrenta uma grave crise financeira no Estado

O peemedebista Luiz Fernando Pezão (RJ) e o tucano Beto Richa (PR) são os dois governadores pior avaliados pela população entre 13 governadores, segundo ranking inédito feito pelo instituto de pesquisas Paraná Pesquisas. O ranking é uma compilação de pesquisas feitas ao longo de 2015 nos Estados. As pesquisas foram encomendadas pelas praças da Rede Record.

De acordo com o instituto, 68,1% dos entrevistados desaprovam a gestão de Pezão no Rio de Janeiro e 27,9% aprovam. Foram ouvidos 1.690 fluminenses no mês de dezembro, e a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.

Murilo Hidalgo, diretor comercial do Paraná Pesquisas, explica que se a pesquisa fosse feita hoje o desempenho de Pezão poderia ser pior, uma vez que o levantamento foi feito antes da crise da Saúde no Estado.

— Esse tipo de pesquisa, de desempenho de governadores, tem um resultado de pouca variação por cerca de 100 dias. A não ser que tenha uma crise, que é o caso do Pezão. Se a mesma pesquisa fosse feita hoje, provavelmente a desaprovação do Pezão seria ainda maior, já que ele passa por uma crise na Saúde que aconteceu após o levantamento de dezembro. O mesmo não aconteceria se houvesse um cenário de normalidade no governo. 

Publicidade

No levantamento de dezembro, a avaliação do governador Beto Richa (PR) foi a pior entre os 13 governadores. 71,7% dos entrevistados, ou sete em cada dez, desaprovam a gestão do tucano enquanto 24,4% dos entrevistados aprovam. O instituto ouviu 1.520 paranaenses no mês de dezembro, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Richa já havia sido avaliado anteriormente pelo Paraná Pesquisas e na comparação com levantamentos anteriores a avaliação do governador do Paraná melhorou. Richa já chegou a 84% de desaprovação no auge da crise no Estado.

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil

Os governadores melhor avaliados são Renan Filho (PMDB-AL) e Raimundo Colombo (PSD-SC), com aprovação de 67,5% e de 64,4%, respectivamente.

Publicidade

Os governadores petistas, como Rui Costa (PT-BA) e Fernando Pimentel (PT-MG) têm aprovação mediana, com 59,5% e 54,4%, respectivamente. De acordo com Murilo Hidalgo, diretor do Paraná Pesquisas, esse resultado mostra que o desempenho do PT no Governo Federal não impactou o resultado dos governadores.

— A aprovação baixa do governo Dilma não se reflete no desempenho dos governadores do partido da presidente, o PT. Os governadores petistas estão no meio do ranking entre os governadores, e um dos piores avaliados é um tucano, Beto Richa. O que mostra que não há uma relação direta entre popularidade do Governo Federal e dos governos nos estados.

O tucano Geraldo Alckmin (PSDB-SP) é aprovado por 52,3% dos entrevistados na pesquisa realizada em dezembro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.