Pezão (RJ) e Beto Richa (PR) são os governadores pior avaliados, segundo pesquisa
68,1% dos entrevistados desaprovam a gestão Pezão e 71,7% o governo de Richa
Brasil|Mariana Londres, do R7, em Brasília
O peemedebista Luiz Fernando Pezão (RJ) e o tucano Beto Richa (PR) são os dois governadores pior avaliados pela população entre 13 governadores, segundo ranking inédito feito pelo instituto de pesquisas Paraná Pesquisas. O ranking é uma compilação de pesquisas feitas ao longo de 2015 nos Estados. As pesquisas foram encomendadas pelas praças da Rede Record.
De acordo com o instituto, 68,1% dos entrevistados desaprovam a gestão de Pezão no Rio de Janeiro e 27,9% aprovam. Foram ouvidos 1.690 fluminenses no mês de dezembro, e a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.
Murilo Hidalgo, diretor comercial do Paraná Pesquisas, explica que se a pesquisa fosse feita hoje o desempenho de Pezão poderia ser pior, uma vez que o levantamento foi feito antes da crise da Saúde no Estado.
— Esse tipo de pesquisa, de desempenho de governadores, tem um resultado de pouca variação por cerca de 100 dias. A não ser que tenha uma crise, que é o caso do Pezão. Se a mesma pesquisa fosse feita hoje, provavelmente a desaprovação do Pezão seria ainda maior, já que ele passa por uma crise na Saúde que aconteceu após o levantamento de dezembro. O mesmo não aconteceria se houvesse um cenário de normalidade no governo.
No levantamento de dezembro, a avaliação do governador Beto Richa (PR) foi a pior entre os 13 governadores. 71,7% dos entrevistados, ou sete em cada dez, desaprovam a gestão do tucano enquanto 24,4% dos entrevistados aprovam. O instituto ouviu 1.520 paranaenses no mês de dezembro, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Richa já havia sido avaliado anteriormente pelo Paraná Pesquisas e na comparação com levantamentos anteriores a avaliação do governador do Paraná melhorou. Richa já chegou a 84% de desaprovação no auge da crise no Estado.
Os governadores melhor avaliados são Renan Filho (PMDB-AL) e Raimundo Colombo (PSD-SC), com aprovação de 67,5% e de 64,4%, respectivamente.
Os governadores petistas, como Rui Costa (PT-BA) e Fernando Pimentel (PT-MG) têm aprovação mediana, com 59,5% e 54,4%, respectivamente. De acordo com Murilo Hidalgo, diretor do Paraná Pesquisas, esse resultado mostra que o desempenho do PT no Governo Federal não impactou o resultado dos governadores.
— A aprovação baixa do governo Dilma não se reflete no desempenho dos governadores do partido da presidente, o PT. Os governadores petistas estão no meio do ranking entre os governadores, e um dos piores avaliados é um tucano, Beto Richa. O que mostra que não há uma relação direta entre popularidade do Governo Federal e dos governos nos estados.
O tucano Geraldo Alckmin (PSDB-SP) é aprovado por 52,3% dos entrevistados na pesquisa realizada em dezembro.