Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PF fez contato por telefone com Guido Mantega antes de prisão

O ex-ministro estava em um hospital e se apresentou espontaneamente na portaria do edifício

Brasil|Do R7

Guido Mantega foi detido na manhã desta quinta-feira
Guido Mantega foi detido na manhã desta quinta-feira Guido Mantega foi detido na manhã desta quinta-feira

O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, detido na manhã desta quinta-feira (22) na Operação Arquivo -X, correspondente à 34ª fase da Operação Lava Jato, se apresentou à Polícia Federal após receber um telefonema. O ex-ministro estava em um hospital na zona sul de São Paulo acompanhando a mulher quando foi detido. 

Segundo nota da PF, os policiais foram até a casa de Mantega às 6h para o cumprimento de ordens judiciais e encontraram o filho adolescente do ex-ministro e uma empregada doméstica no local. Ao serem informados que Mantega estava no Hospital Albert Einstein, a PF dirigiu-se ao local.

"Nas proximidades do hospital, policiais federais fizeram contato telefônico com o investigado, que se apresentou espontaneamente na portaria do edifício. De forma discreta e em viatura não ostensiva, o investigado acompanhou a equipe até o apartamento e, já tendo feito contato com seu advogado, foi então iniciado o procedimento de busca".

Ainda de acordo com a PF, "tanto no local da busca como no hospital, todo o procedimento foi realizado de forma discreta, sem qualquer ocorrência e com integral colaboração do investigado".

Publicidade

Nova fase da Lava Jato faz referência à empresa de Eike Batista

Mantega é suspeito de cobrar propinas no esquema de corrupção da Petrobras para pagamentos de dívidas de campanha do PT. O negócio investigado é o contrato para duas plataformas de exploração de petróleo P-67 e P-70, para as camadas do pré-sal, de consórcio formado pelas empresas Mendes Junior e OSX. Mantega foi ministro do Planejamento de 2003 a 2004 e ministro da Fazenda de 2006 a 2015.

Publicidade

A ação da PF ocorre em cinco Estados — São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia — e no Distrito Federal. Cerca de 180 agentes federais, com apoio de 30 auditores da Receita Federal, cumprem 33 mandados de busca e apreensão, oito de prisão temporário e oito de condução coercitiva.

Veja fotos da operação da PF que prendeu Guido Mantega:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.