Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PMDB enfrenta governo e apresenta texto alternativo ao Marco Civil da Internet

Projeto deve voltar à pauta da Câmara somente na semana que vem

Brasil|Do R7, com Agência Câmara

Líder do PMDB quer derrubar Marco Civil da Internet na Câmara
Líder do PMDB quer derrubar Marco Civil da Internet na Câmara Líder do PMDB quer derrubar Marco Civil da Internet na Câmara

O líder do PMDB na Câmara, deputado Eduardo Cunha (RJ), apresentou um texto alternativo à proposta do Marco Civil da Internet defendida pelo governo. A iniciativa é uma estratégia para derrubar o projeto original e evidencia o racha na base aliada.

A proposta do Marco Civil da Internet, uma espécie de “Constituição” do espaço cibernético, tramita em regime de urgência e tranca a pauta da Câmara desde outubro.

O PMDB sempre se posicionou contra. Sem consenso, o governo adia a votação do projeto há cinco meses.

Leia mais notícias no R7

Publicidade

De acordo com Cunha, a ideia é derrubar o projeto na votação em plenário. Se os votos contrários não forem suficientes para rejeitar o texto, a proposta alternativa será apresentada como emenda.

Essa emenda é o primeiro destaque apresentado ao projeto do Marco Civil, que voltará à pauta na próxima semana. A votação foi adiada, mais uma vez, nesta quinta-feira (13), por receio do governo de que o desentendimento entre o Planalto e os partidos de apoio ao governo pudesse dificultar a aprovação do projeto.

Publicidade

Mudanças

A principal diferença entre a proposta do governo e a do PMDB trata da neutralidade da rede. Esse princípio proíbe as empresas que gerenciam conteúdo e vendem acesso à internet de dar tratamento diferenciado para os usuários.

Publicidade

A emenda do PMDB exclui os serviços de internet da regra geral da neutralidade e libera a contratação de pacotes com condições especiais para quem quiser conteúdo diferenciado.

Desde o início da tramitação do projeto, Eduardo Cunha defende que sejam liberados os pacotes de dados diferenciados. Segundo ele, a proposta de democratizar a internet, permitindo que todos tenham o máximo de acesso, vai encarecer o serviço.

Se for aprovado dessa forma, a medida beneficia as empresas provedoras de acesso.

Crise na base

Os parlamentares insatisfeitos com o Planalto estão reunidos no chamado “blocão” que, nesta semana, impôs várias derrotas ao governo ao apoiar a criação de uma comissão externa para acompanhar investigações de corrupção na Petrobras e ao chamar vários ministros para audiências públicas.

Um dos principais interlocutores do blocão é justamente Eduardo Cunha, que defende a rejeição do Marco Civil da Internet.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.