Premiê da Sérvia é favorito na corrida presidencial
Brasil|Do R7
BELGRADO (Reuters) - Os sérvios escolherão um novo presidente neste domingo, com o conservador primeiro-ministro Aleksandar Vucic favorito na disputa apesar dos alertas da oposição sobre a extensão de seu domínio sobe o país dos Balcãs.
A maioria das pesquisas aponta que Vucic, de 47 anos, vencerá a primeira rodada com mais de 50 por cento dos votos, seguido por um ex-ativista de direitos humanos e um estudante cujo retrato satírico de um farsante político desprezível tocou alguns eleitores desiludidos.
O papel do presidente é amplamente cerimonial, mas Vucic deve manter o poder real através de seu controle do Partido Progressista da Sérvia.
Assim, a eleição não deve alterar o delicado equilíbrio do país entre a União Europeia, à qual Vucic quer que a Sérvia se reúna, e a Rússia, com quem a Sérvia compartilha a religião Ortodoxa Cristã e a herança eslava.
Durante a campanha, o cenário de um popular programa de entrevistas ao qual Vucic foi convidado mostrava uma foto dele ao lado de fotografias da chanceler alemã, Angela Merkel, e do presidente russo, Vladimir Putin.
Para seus apoiadores, Vucic é calmo e firme em uma região tumultuada.
"Eu votei pela estabilidade, já tivemos guerras o suficiente", disse Bozica Ivanovic, de 65 anos, que votou em Vucic. "Nós precisamos de mais empregos para os jovens e se conseguirmos aposentadorias e salários mais altos, melhor ainda".
Os opositores de Vucic, no entanto, dizem que ele tem uma veia autoritária que o levou a assumir o controle da mídia na Sérvia desde que seu partido chegou ao poder em 2012 e ele se tornou primeiro-ministro três anos atrás.
Ele nega a acusação, mas tem dificuldade de afastá-la dado seu histórico no governo nos últimos dias da antiga Iugoslávia.
(Por Aleksandar Vasovic e Ivana Sekularac)















