Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Presidente da Câmara confirma votação do ajuste fiscal para semana que vem

Eduardo Cunha (PMDB-RJ) participou de evento da Força Sindical para festejar Dia do Trabalho

Brasil|Fernando Mellis, do R7

Cunha disse que governo deve trabalhar para aprovar ajuste fiscal
Cunha disse que governo deve trabalhar para aprovar ajuste fiscal

Em evento do Dia do Trabalhador nesta sexta-feira (1º) em São Paulo, o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), despistou sobre a possibilidade de o ajuste fiscal passar no Congresso Nacional, mas afirmou que o texto "está na pauta para ser votado na semana que vem".

— A mim não cabe objeção. Sou o presidente da Casa, vou pôr para votar. O governo é que tem que pôr sua maioria para aprovar e aqueles que não querem que aprove que constituam maioria para derrotar.

Sobre as possíveis mudanças no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), Cunha informou que a alteração, se ocorrer, "não vai afetar o saldo existente até hoje".

— O FGTS foi criado para ser uma poupança do trabalhador e o trabalhador não está recebendo o equivalente a uma poupança. Como a gente não quer retroagir para não dar impacto nas contas públicas, vamos fazer [as mudanças] para os novos depósitos.


Leia mais notícias de Brasil e Política

Para o futuro, o presidente da Câmara disse que o impacto é "nenhum, zero".


— O governo financia projetos e cobra juros em cima desses projetos. O saldo existente [do FGTS] já está financiando alguma coisa. Os novos projetos que o governo faça vão ser baseados na realidade de que a remuneração vai ser diferente.

Questionado se isso vai mudar a forma do governo financia projetos, Cunha disse achar que "não, porque até esgotar esse saldo que tem hoje vai demorar muito tempo".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.