Presidente do Congresso, Renan Calheiros diz que relação entre Poderes da República ainda não é plena
Parlamentar critica sistema de votação na Casa e mira voto aberto e transparente
Brasil|Alexandre Saconi, do R7

O presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou em evento com empresários do Lide (Grupo de Líderes Empresariais) em São Paulo na última segunda-feira (17) que o amadurecimento na relação entre os Poderes da República ainda não é pleno.
Com sua configuração reformulada após a Constituição Federal de 1988, nem sempre tudo ocorre de maneira harmoniosa, mas, para o parlamentar, nada disso foge do normal.
— Estas tensões [entre os Poderes] são quase que diárias, são tensões permanentes. E são também legítimas e naturais.
Leia mais notícias de Brasil e Política
O presidente do Congresso aproveitou para criticar os votos secretos na Casa. Ele relembrou que o sistema foi criado para evitar a influência do poder político e econômico. Hoje, porém, Renan diz não ver mais motivo para o voto secreto na atualidade, buscando a transparência.
— Sou favorável [ao voto aberto], desde que as medidas sejam amplas: votos abertos, transparentes e para todos os tipos de votos secretos.
Sobre o prazo para se realizar isso, o político alagoano foi otimista.
— Em um curto espaço de tempo, nós chegaremos a um consenso em relação a esta matéria.
Balanço
O presidente do Lide, João Doria Jr., vê com bons olhos as declarações de Renan Calheiros para a democracia no País.
— [A exposição] Foi democrática, positiva, construtiva. O senador Renan Calheiros mostrou aptidão para um bom debate e também se mostrou sensível para alguns pontos colocados aqui pelo empresariado. É isso que nós desejamos, um Legislativo sensível e aberto para o diálogo, assim como o Poder Executivo.
O executivo também defendeu que as diversas possibilidades para a compreensão mútua fossem utilizadas, com o intuito de se evitar atritos.
— O diálogo é que estabelece uma condição melhor do que as tensões por falta de um bom canal de comunicação. A sociedade civil tem de usar os mecanismos do entendimento.
Questionado sobre sua expectativa de melhora na relação entre os Poderes após o diálogo com o presidente do Congresso, Doria Jr. se mostrou positivo.
— Com certeza, eu espero que sim. Aliás, para o bem da democracia brasileira, espero que sim.















