Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Primeiro-ministro de Portugal defende vaga para o Brasil no Conselho de Segurança da ONU

Para António Costa, língua portuguesa deve ser incluída entre os idiomas oficiais do órgão

Brasil|Da Agência Brasil

Presidente Michel Temer durante jantar em homenagem ao primeiro-ministro português, António Costa, no Itamaraty
Presidente Michel Temer durante jantar em homenagem ao primeiro-ministro português, António Costa, no Itamaraty Presidente Michel Temer durante jantar em homenagem ao primeiro-ministro português, António Costa, no Itamaraty

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, defendeu a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e que o Brasil passe a ser membro permanente do colegiado. Segundo ele, a eleição do português António Guterres para o cargo de secretário-geral da ONU pode ser o primeiro passo para uma série de mudanças no organismo internacional.

— O processo [de escolha de Guterres foi] pela primeira vez aberto, transparente, participante. Foi talvez a primeira marca da reforma das Nações Unidas. Essa reforma tem que prosseguir, e uma das boas formas de prosseguir é com um novo Conselho de Segurança, que corresponda àquilo que é a realidade do mundo hoje, que já não é mais a realidade do pós-guerra. E na realidade do mundo de hoje não pode haver um Conselho de Segurança onde o Brasil não seja membro permanente do conselho.

Costa também defende que a língua portuguesa seja incluída entre os idiomas oficiais da ONU.

O primeiro-ministro de Portugal foi recebido neste terça-feira (1º) pelo presidente Michel Temer para uma reunião de trabalho, no Palácio do Planalto. Os dois assinaram atos de cooperação nas áreas de ciência tecnologia e educação. À noite, no Itamaraty, Temer ofereceu um jantar ao primeiro-ministro português.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.