Programa de Sustentabilidade Veicular volta a ser discutido pelo governo federal
Discussão começou durante governo Dilma, mas foi cancelada por causa do impeachment
Brasil|Do R7

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Marcos Pereira, e o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Antonio Megale, informaram, nesta terça-feira (16), que o governo federal voltou a falar sobre o Programa de Sustentabilidade Veicular.
O programa tem como objetivo tirar de circulação veículos muito antigos, renovando a frota e colocando no mercado outros mais novos e eficientes do ponto de vista energético.
A discussão havia começado durante o governo da presidente afastada Dilma Rousseff, mas foi suspensa por causa do andamento do processo do impeachment.
Leia mais notícias sobre Brasil e Política
A ideia central do programa é que os proprietários de veículos antigos recebam um crédito ao trocar o carro usado por um novo. Além disso, o veículo velho seria levado para a sucata e a troca seria voluntária e não obrigatória.
Na semana passada, Megale se encontrou com o presidente da Anfavea, em Brasília, para mostrar uma visão preliminar do projeto. Ainda não há uma definição de como funcionará e nem sobre qual a previsão de impacto do programa para o mercado de veículos. Ao todo, 19 entidades do setor participam das negociações, entre elas a Anfavea, a Fenabrave e o Sindipeças.
Segundo o ministro, ele recebeu instruções do presidente interino Michel Temer para retomar o projeto iniciado durante o governo Dilma. A meta é que o Programa de Sustentabilidade Veicular seja finalizado este ano para que entre em vigor em 2017.















