PT indica Arlindo Chinaglia para vice-presidência da Câmara dos Deputados
Nome do substituto de André Vargas ainda precisa ser aprovado pelo plenário da Casa
Brasil|Carolina Martins, do R7, em Brasília
O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) foi indicado, nesta terça-feira (6), como o nome do PT para ser o vice-presidente da Câmara no lugar de André Vargas (sem partido-PR), que deixou o cargo depois das denúncias de envolvimento com o doleiro preso Alberto Yousseff.
Chinaglia disputou a indicação da bancada com o deputado Luiz Sergio (PT-RJ) e ganhou por 44 votos a 38. Apenas um deputado se absteve.
Agora, para ser nomeado vice-presidente da Câmara, Chinaglia precisa ser aprovado pela maioria absoluta do plenário. Pelo menos 257 deputados devem referendar a indicação do PT para que ela seja oficializada.
De acordo com o regimento, outros deputados do PT podem se candidatar para disputar o cargo com Chinaglia no plenário. Mas, o líder do partido, deputado Vicentinho (SP), garante que não há possibilidade de isso ocorrer.
— O nosso partido não tem cacique. Aqui quem decide são os membros e debatem democraticamente. Todo mundo decidiu e debateu. Houve uma votação e vai todo mundo para o plenário.
Chinaglia, que já foi presidente da Câmara, afirma que está confiante na vitória no plenário. Ele também acredita que não haverá uma candidatura avulsa do PT.
— Longe de passar qualquer ideia de arrogância e pretensão, acho que terei sim [votos suficientes para ser vice-presidente]. Quem já foi presidente da Câmara, ser vice, com todo respeito que tenho pela função, não acrescenta tanto assim. Tem que ter o pé no chão.
O deputado ocupa atualmente o cargo de líder do governo na Câmara. Como não pode acumular as duas funções, a presidente Dilma Rousseff deverá indicar um novo nome para representar o Planalto na Casa.
De acordo com o Chinaglia, existem “bons nomes na Casa”, mas a decisão caberá à presidente Dilma.