Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PT vai deixar de ser referência na esquerda brasileira, diz Haddad

Prefeito de SP diz que partido terá que pensar mais pautas progressistas daqui para a frente

Brasil|Do R7

Haddad: "PT vai sobreviver", mas vai perder liderança na esquerda
Haddad: "PT vai sobreviver", mas vai perder liderança na esquerda Haddad: "PT vai sobreviver", mas vai perder liderança na esquerda

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou que o PT vai perder a liderança que exerce entre os partidos da esquerda brasileira e, por isso, vai precisar pensar mais no campo progressista que no próprio partido.

As declarações foram dadas à colunista Mônica Bérgamo e foram publicadas no jornal Folha de S.Paulo desta segunda-feira (25).

Haddad disse que "o PT vai sobreviver. Pequeno por quanto tempo, médio por quanto tempo? A história vai responder".

— O partido tem muita capilaridade. Mas o PT vai ter que pensar, daqui para a frente, mais o campo progressista do que o próprio partido. Isso já estava na cabeça do Lula em 2010, quando sinalizava inclusive um apoio ao Eduardo Campos em 2018.

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil e Política

Segundo o prefeito paulistano, "o PT estava consolidado, forte, em seu melhor momento, e o Lula entendia que o partido tinha que fazer, em algum momento, esse gesto de apoiar o candidato a presidente de outro partido".

Publicidade

— Você imagina agora. Mais ainda, né? Lula já entendia, e eu concordo com ele, que o roteiro de um partido de esquerda hegemônico, em torno do qual os demais orbitam, tinha se esgotado.

Impeachment

Publicidade

Sobre o processo de impeachment de Dilma Rousseff, Haddad disse que se trata de um "casuísmo" porque "a base para essa punição máxima é frágil".

— Os pretextos usados, de contabilidade criativa, não vão ser usados contra mais ninguém, embora essa prática seja adotada extensamente por governadores e no plano municipal. Nesse sentido, fazendo as devidas ressalvas com 1964 [em que os militares tomaram o poder], é golpe.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.