Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quatro em cada dez presos estão atrás das grades sem condenação

Quantidade de presos provisórios é a mesma de detidos no regime fechado, indica estudo

Brasil|Do R7

Infopen: 41% dos presos no Brasil ainda aguardam pela condenação
Infopen: 41% dos presos no Brasil ainda aguardam pela condenação Infopen: 41% dos presos no Brasil ainda aguardam pela condenação

Quatro em cada dez presos no Brasil estão atrás das grades sem terem sido condenados pela Justiça. Além disso, a quantidade de presos sem condenação no Brasil — 250.213 — é praticamente a mesma dos detentos que foram condenados pela Justiça — 250.094. No total, há mais de 607 mil presos no Brasil.

Os dados constam do Infopen — Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias, divulgado nesta terça-feira (23) pelo Ministério da Justiça.

O estudo indica ainda que "apenas 3% das pessoas privadas de liberdade estão em regime aberto e 15% em semiaberto". Isso quer dizer, de acordo com o levantamento, que, "para cada pessoa no regime aberto, há cerca de 14 pessoas no regime fechado" e, "para cada pessoa do regime semiaberto, há aproximadamente três no fechado".

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

Os dados sobre os presos sem condenação representam a quantidade de brasileiros que "estão encarcerados sem terem sido julgados e condenados", ressalta o estudo. Quando se consideram todas as unidades da federação, alguns Estados estão longe de reduzir esse percentual de presos provisórios.

O ranking tem cinco Estados do Nordeste na liderança (veja o quadro abaixo). Em Sergipe, 73% dos presos são provisórios, seguido de perto por Maranhão (66%), Bahia (65%), Piauí (64%) e Pernambuco (59%).

Publicidade

Tempo preso

O levantamento também tentou aferir o período que os presos sem condenação ficam atrás das grades. Para isso, segundo o estudo, tentou-se levantar o "contingente de presos sem condenação retidos há mais de 90 dias". A pesquisa mostrou que "cerca de 60% dos presos provisórios estão custodiados há mais de noventa dias aguardando julgamento". 

Publicidade

A liderança desse ranking é do Ceará, onde 99% dos presos sem condenação estão na cadeia há mais de 90 dias. Na segunda posição está Alagoas, onde 93% dos presos provisórios permanecem mais de três meses atrás das grades. O terceiro lugar pertence ao Mato Grosso, onde 80% dos presos sem condenação ficam mais de 90 dias na prisão.

No Rio de Janeiro, apenas 3% dos presos sem condenação ficam na cadeia por mais de 90 dias. Outro destaque é o Distrito Federal, onde 14% dos presidiários permanecem "em cana" por mais de 90 dias.

São Paulo e Paraná não informaram o tempo médio em que o preso fica atrás das grades antes da decisão do seu futuro pela Justiça.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.