Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Raízen retomará operação da usina Bom Retiro; usará cana energia, diz fornecedor

Brasil|

A Raízen, maior produtora de açúcar do mundo, retomará as operações da usina Bom Retiro em meados de 2017 utilizando a chamada cana energia, uma variedade mais produtiva, com os preços futuros da commodity mais altos no mercado global do que estavam em 2015, quando as atividades na unidade foram paralisadas.

A informação é de uma importante fornecedora que participa do projeto, a Vignis, que relatou que as operações na Bom Retiro devem ser retomadas em julho do próximo ano.

A Raízen, joint venture entre Cosan e a Shell, paralisou as operações da unidade na região de Piracicaba (SP) em meio a problemas com a oferta de cana na área, onde a Raízen opera outras quatro usinas.

A companhia não comentou imediatamente a informação da Vignis, uma companhia de biotecnologia responsável por novos canaviais para a usina.

Publicidade

Atualmente, os preços do açúcar bruto em Nova York estão oscilando nos maiores níveis desde 2012, com o mercado se preparando para déficits globais do produto.

"Eles vão moer 500 mil toneladas no primeiro ano, aumentando para 1 milhão de toneladas em 2018", afirmou à Reuters o presidente da Vignis, Luis Claudio Rubio.

Publicidade

Quando parou as operações, a unidade tinha capacidade de moagem de cerca de 1,4 milhão de toneladas por ano.

A empresa irá utilizar uma variedade de cana diferente da tradicional no projeto, conhecida como cana energia. Ela é mais fina que a cana-de-açúcar comum, mas pode produzir até o dobro por hectare.

Publicidade

"É um híbrido que estamos desenvolvendo por quase 10 anos. Será a primeira vez que uma usina de açúcar no mundo vai operar com esse tipo de cana", disse Rubio.

O uso da cana energia exige adaptações do maquinário industrial e agrícola da usina, uma vez que possui um formato diferente e mais fibras que a variedade tradicional.

Segundo Rubio, a Raízen pretende usar a unidade Bom Retiro como um projeto piloto para testar a nova variedade, de olho na possibilidade de no futuro ampliar o uso da cana energia para mais unidades em suas 24 usinas no Brasil.

A Raízen emitiu uma nota oficial. Leia abaixo na íntegra: 

"A Raízen informa que a operação agrícola da unidade Bom Retiro, cuja parte industrial foi hibernada no início de 2015, continua normalmente. Projetos relativos ao retorno da operação industrial daquela unidade estão em constante análise, mas não há nada concreto até o momento, visto que estamos dando ênfase à safra atual. A empresa informará ao mercado caso resolva retornar com a operação”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.