Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Receita Federal vai destruir guitarras falsas que seriam leiloadas como verdadeiras no dia 10

Leilão está marcado para terça-feira. Representante da Gibson identificou as falsificações

Brasil|Juca Guimarães, do R7


A oferta era quase irresistível. Pela primeira vez, a Receita Federal abre para pessoas físicas a chance de participar de um leilão de produtos apreendidos no Aeroporto de Guarulhos, ponto de desembarque dos vôos internacionais que chegam de Miami (EUA). O leilão está marcado para o dia 10 de maio, próxima terça-feira. No entanto, alguns dos lotes, que já estavam disponíveis para consulta na internet, serão alterados, pois foram identificadas falsificações.

Os lotes que tinham instrumentos musicais de última geração chamaram a atenção de especialistas e logo surgiram dúvidas nas redes sociais sobre a autencidade dos itens, principalmente das guitarras. 

Segundo as denúncias, uma guitarra, cujo lote tinha lance mínimo de R$ 5.000, era anunciada como verdadeira, porém, seria uma falsificação chinesa que custa cerca de R$ 1.000.

Bruno Moreno, especialista em produtos Gibson, a renomada marca americana de guitarras e instrumentos musicais, fez hoje, dia 6, uma vistoria nos instrumentos e constatou que os itens dos lotes 45, 46 e 65 são falsificações. Moreno trabalha na Royal Music, representante oficial da marca Gibson no Brasil, e confirmou a autencidade apenas de um violão e de uma guitarra (modelo estúdio) que estão na lista do leilão. A Receita Federal informou à Gibson que vai destruir os itens falsificados, assim que receber o laudo técnico do perito. A autenticidade de outros equipamentos musicais do leilão estão sob suspeita e podem ser excluídos até o dia 10. 


"Tinha muita gente com dúvidas sobre os instrumentos. Olhei alguns de outras marcas e dá para perceber que não são originais", disse Moreno.

O luthier Ivan Freitas, da Music Maker, especialista em guitarras já participou de leilão de instrumentos musicais e faz um alerta. "Pode ser um ótimo negócio, mas é preciso saber a procedência do item e as suas condições gerais", disse.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.