Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reportagem do Domingo Espetacular e do R7 provoca escândalo político na Romênia

Denúncia foi manchete na imprensa romena e gerou resposta de político envolvido

Brasil|Lumi Zúnica, repórter investigativo, da Record TV

Liviu Dragnea e sua ex-secretária Irina Alexandra Tanase
Liviu Dragnea e sua ex-secretária Irina Alexandra Tanase Liviu Dragnea e sua ex-secretária Irina Alexandra Tanase

A reportagem do Domingo Espetacular e do R7, exibida neste domingo (2), que denunciou um suposto esquema de lavagem de dinheiro por um grupo de políticos e empresários romenos no litoral cearense repercutiu na imprensa da Romênia.

Jornais, noticiários de TV, portais e rádios repercutiram a notícia sobre a quadrilha que envolvia Liviu Dragnea, o mais importante político do País, sua ex-secretária Irina Alexandra Tanase, o executivo Mugurel Gheorghias, o milionário Costel Comana, morto em 2015 no banheiro de um avião, entre outros integrantes.

Autoridades romenas suspeitavam do esquema e da ligação entre alguns integrantes do grupo no país, mas não tinham provas que confirmassem o vínculo. A reportagem da Record TV evidencia ainda mais as suspeitas e apresenta datas de viagens dos políticos e empresários ao Brasil.

A imprensa romena recebeu com surpresa o fato de o presidente do congresso no país ter visitado o Brasil pelo menos 16 vezes em viagens não oficiais apenas no ano de 2008, seis delas acompanhado da sua ex-secretária e muitas outras em companhia do milionário Costel Comana.

Publicidade

Após investigação, foi comprovado que Liviu Dragnea chegou ao Brasil pelo aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, Ceará, e se hospedeu numa residência de luxo na praia de Cumbuco, uma das mais luxuosas do Estado, a poucos quilômetros de Fortaleza. A casa é de propriedade do colega nos negócios e empresário Mugurel Gheorghias.

Entre as viagens, a que mais chama a atenção é a de 16 de fevereiro de 2009, quando o político viajou a Fortaleza acompanhado do empresário do transporte ferroviário Costel Comana e do executivo Mugurel Gheorghias, todos acusados na Romênia de crimes de desvio de dinheiro dos cofres públicos mediante uso de fraude e pagamento de propinas na concessão de rotas ferroviárias.

Publicidade

Segundo dados da imigração brasileira, Dragnea, Costel e Mugurel registraram seu ingresso no País no aeroporto Pinto Martins em Fortaleza respectivamente às 19h30, 20h04 e 20h06 procedentes da Romênia no voo TP165 das aero líneas portuguesas. O fato das três personagens se encontrar no mesmo voo, destino e hospedados no mesmo local colocou em evidência a ligação do trio no Brasil.

Em uma outra viagem, no dia 6 de janeiro, Dragnea veio ao Brasil desta vez em companhia de Costel Comana e retornaram no dia 21 de janeiro, data de fundação da empresa M&J Investimentos Turísticos.

Publicidade
Em mensagem, Dragnea ameaça processar jornalista que colaborou na apuração
Em mensagem, Dragnea ameaça processar jornalista que colaborou na apuração Em mensagem, Dragnea ameaça processar jornalista que colaborou na apuração

Após as denúncias, a reportagem entrevistou Paul Stefan Radu, jornalista da OCCRP que colaborou na apuração. Ele relata que Dragnea, apesar de ter sido procurado inúmeras vezes para responder acusações da imprensa, nunca tinha se pronunciado. Até hoje.

Desta vez Dragnea enviou uma mensagem privada ao jornalista via Whatsapp em que o ameaça processar os autores da reportagem por revelarem dados de sua vida pessoal, mas o político não desmente nenhuma das acusações. 

O jornalista termina dizendo que Dragnea, acusado de sugar os cofres públicos, é "um vampiro moderno."

Tradução da mensagem de Liviu Dragnea ao jornalista Paul Stefan Radu

Boa tarde,

Assim como um procedimento preliminar, informo que violou as disposições do artigo 208, alineia 2 do novo código penal relativo ao assédio, artigos 74, 77, 78, 79, 80 do código civil relativo ao direito Para a vida pessoal e a privacidade, a lei 677 de 2001, relativa à proteção pessoal da data. Além disso, obtendo de forma fraudulenta e mantendo esses dados pessoais, violou a Diretiva da UE nº 680. 2016.

Desejo-lhe boa sorte!

Liviu Dragnea

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.