Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Requião defende fim do foro privilegiado para juízes e promotores

Para o peemedebista, projeto contra abuso de autoridade não prejudica operação Lava Jato

Brasil|Do R7

  • Google News
"Todo agente público é responsável pelos seus atos", afirmou
"Todo agente público é responsável pelos seus atos", afirmou

O senador Roberto Requião (PMDB-PR), relator do Projeto de Lei para punir abuso de autoridade (PLS 280/2016), criticou o excesso de benefícios a que membros do poder judiciário têm direito. Em vídeo publicado no seu Facebook, o parlamentar lembra que juízes e promotores também têm direito a foro privilegiado e não se manifestam no sentido de abrir mão da regalia.

“Vocês sabem que os promotores e juízes têm foro privilegiado? Você já ouviu eles dizerem que querem abrir mão disso? Em função do foro privilegiado, eles só são julgados por colegiados do poder judiciário, por seus pares. Não é possível que alguém seja a favor do abuso de poder”, afirma o senador ao se defender da denúncia de que seu nome teria sido citado por um delator da Lava Jato.


Para Requião, o projeto contra abuso de poder “não tem nada a ver com a Lava Jato”. Ele afirma reconhecer que a operação prestou serviço ao Brasil por ter exposto a corrupção no meio político, mas avalia que isso não elimina a necessidade de vigilância sobre o judiciário.

“Eu quero acabar com o abuso de poder. O abuso de poder do delegado de polícia em uma cidade de interior, do fiscal da receita estadual que achaca o dono de um botequim, do fiscal da receita federal. E dos juízes e promotores também. Todos são iguais perante a lei”.

Moro: projeto sobre abuso de poder por autoridade é "atentado à magistratura"

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.