Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Rodrigo Maia e Rogério Rosso seguem na disputa pela presidência da Câmara

Parlamentares foram os dois mais votados entre os 14 inscritos para a disputa do cargo

Brasil|Do R7

  • Google News
Rosso (esquerda) e Maia (direita) disputam o 2º turno
Rosso (esquerda) e Maia (direita) disputam o 2º turno

Os deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e Rodrigo Maia (DEM-RJ) foram os mais votados na eleição para o novo presidente da Câmara e seguem na disputa para preencher o cargo deixado por Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Neste primeiro turno, Maia conquistou 120 votos e Rosso 106. 

Os outros 268 votos do primeiro turno foram recebidos por Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO), Carlos Manato (SD-ES), Cristiane Brasil (PTB-RJ), Esperidião Amin (PP-SC), Evair Vieira de Melo (PV-ES), Fábio Ramalho (PMDB-MG), Giacobo (PR-PR), Luiza Erundina (Psol-SP), Marcelo Castro (PMDB-PI), Miro Teixeira (Rede-RJ), Orlando Silva (PCdoB-SP).


Agora, os dois candidatos mais votados terão novamente a oportunidade de discursar e os deputados poderão indicar sua preferência. Em caso de empate, prevalecerá o candidato com maior número de mandatos. Se ambos tiverem o mesmo número de legislaturas, será eleito o candidato mais idoso. O candidato eleito permanecerá no comando da Casa até fevereiro.

A eleição, que teve início às 17h30, contou com 14 candidaturas. Após o pronunciamento de casa um dos inscritos por, no máximo, 10 minutos, nenhum dos parlamentares conquistou os 257 votos necessários para ser eleito em primeiro turno.


Antes de abrir a palavra aos postulantes ao cargo, o presidente interino da Casa, Waldir Maranhão, fez um discurso de despedida. O parlamentar ressaltou que deixa o cargo sem levar mágoas ou rancores e que tem a consciência tranquila. Maranhão também aproveitou para garantir que continuará no exercício da 1ª vice-presidência da Câmara.

— Quero desejar ao próximo presidente ou presidenta sucesso para que possa exercer sua função com um olhar para o futuro.

Além do status de presidente da Câmara, o vencedor do pleito será responsável pelo controle do Orçamento de R$ 5,2 bilhões da Casa e representará o segundo nome na linha de sucessão da Presidência da República.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.