Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

“Se o governo quiser outras CPIs, que recolha assinaturas”, provoca Aécio

Oposição vai pressionar o presidente do Senado a instalar CPI da Petrobras o quanto antes

Brasil|Do R7

Líderes da oposição se reuniram para traçar estratégia de pressão
Líderes da oposição se reuniram para traçar estratégia de pressão Líderes da oposição se reuniram para traçar estratégia de pressão

Pré-candidato à Presidência pelo PSDB, o senador Aécio Neves (MG) celebrou nesta quinta-feira (24) a decisão da ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber de determinar a instalação da CPI exclusiva para investigar a Petrobras.

Rosa Weber atendeu aos anseios da oposição e rejeitou ação dos governistas, que propunham uma CPI mais ampla, para investigar também contratos dos Metrôs de São Paulo e do Distrito Federal, além de supostas irregularidades no Porto de Suape, em Pernambuco.

Em reunião com outros líderes da oposição na manhã desta quinta, Aécio disse que “se o governo quiser outras CPIs, que recolha assinaturas”, completando: “a minha está à disposição”. Segundo o senador, agora “o presidente do Senado [Renan Calheiros] não tem outra opção a não ser instalar a CPI da Petrobras”.

Ministra do Supremo determina instalação de CPI exclusiva da Petrobras

Publicidade

Graça Foster marca para o dia 30 ida à Câmara para falar sobre Pasadena

Aécio classificou a decisão da ministra Rosa Weber como “uma vitória da democracia e da sociedade”. Agora, os líderes de PPS, PSDB, DEM e SDD no Congresso pretendem pressionar Renan Calheiros (PMDB-AL) para que ele cumpra imediatamente a decisão e determine a instalação de uma CPI para investigar exclusivamente as suspeitas de corrupção e má gestão em negócios da Petrobras.

Publicidade

Vitória

Destacando que a decisão de Rosa Weber “foi uma vitória do direito, da democracia, e sobretudo do parlamento brasileiro”, o senador disse que “a CPI não pré-julga ninguém” e “é a oportunidade daqueles envolvidos nas denúncias na Petrobras de se defenderem”.

Publicidade

— A maioria do governo vai tentar adiar depoimentos, não aprovar requerimentos, mas essa é uma disputa democrática. Caberá à sociedade julgar se o governo quer a investigação ou impedir que se saiba o que aconteceu com a Petrobras.

O presidente nacional do PSDB disse ainda que “se quiserem investigar o Metrô, acho legítimo”, e garantiu: “se precisarem, a minha assinatura está à disposição".

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.