Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

“Se o governo quiser outras CPIs, que recolha assinaturas”, provoca Aécio

Oposição vai pressionar o presidente do Senado a instalar CPI da Petrobras o quanto antes

Brasil|Do R7

  • Google News
Líderes da oposição se reuniram para traçar estratégia de pressão
Líderes da oposição se reuniram para traçar estratégia de pressão

Pré-candidato à Presidência pelo PSDB, o senador Aécio Neves (MG) celebrou nesta quinta-feira (24) a decisão da ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber de determinar a instalação da CPI exclusiva para investigar a Petrobras.

Rosa Weber atendeu aos anseios da oposição e rejeitou ação dos governistas, que propunham uma CPI mais ampla, para investigar também contratos dos Metrôs de São Paulo e do Distrito Federal, além de supostas irregularidades no Porto de Suape, em Pernambuco.


Em reunião com outros líderes da oposição na manhã desta quinta, Aécio disse que “se o governo quiser outras CPIs, que recolha assinaturas”, completando: “a minha está à disposição”. Segundo o senador, agora “o presidente do Senado [Renan Calheiros] não tem outra opção a não ser instalar a CPI da Petrobras”.

Ministra do Supremo determina instalação de CPI exclusiva da Petrobras


Graça Foster marca para o dia 30 ida à Câmara para falar sobre Pasadena

Aécio classificou a decisão da ministra Rosa Weber como “uma vitória da democracia e da sociedade”. Agora, os líderes de PPS, PSDB, DEM e SDD no Congresso pretendem pressionar Renan Calheiros (PMDB-AL) para que ele cumpra imediatamente a decisão e determine a instalação de uma CPI para investigar exclusivamente as suspeitas de corrupção e má gestão em negócios da Petrobras.


Vitória

Destacando que a decisão de Rosa Weber “foi uma vitória do direito, da democracia, e sobretudo do parlamento brasileiro”, o senador disse que “a CPI não pré-julga ninguém” e “é a oportunidade daqueles envolvidos nas denúncias na Petrobras de se defenderem”.


— A maioria do governo vai tentar adiar depoimentos, não aprovar requerimentos, mas essa é uma disputa democrática. Caberá à sociedade julgar se o governo quer a investigação ou impedir que se saiba o que aconteceu com a Petrobras.

O presidente nacional do PSDB disse ainda que “se quiserem investigar o Metrô, acho legítimo”, e garantiu: “se precisarem, a minha assinatura está à disposição".

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.