Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Senado aprova indicação de Fachin para ocupar vaga no STF

Posto será preenchido quase dez meses após a aposentadoria de ex-ministro Joaquim Barbosa

Brasil|Bruno Lima, do R7, em Brasília

Luiz Fachin vai ocupar vaga de Barbosa no Supremo Tribunal Federal
Luiz Fachin vai ocupar vaga de Barbosa no Supremo Tribunal Federal Luiz Fachin vai ocupar vaga de Barbosa no Supremo Tribunal Federal

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (19), por 52 votos favoráveis e 27 contrários, a indicação de Luiz Edson Fachin para ocupar a vaga do STF (Supremo Tribunal Federal) deixada pelo ex-ministro e ex-presidente da Corte Joaquim Barbosa, que se aposentou em julho de 2014.

A votação foi secreta e, por isso, não é possível confirmar eventuais traições ao governo nem parlamentares da oposição que já eram favoráveis ao nome de Fachin — caso do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), por exemplo. Havia 79 senadores no plenário, portanto não houve abstenção.

Para chegar à mais alta Corte do País, o jurista precisava de 41 votos dos 81 possíveis.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

Após 11 horas de sabatina na terça-feira (12), a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado aprovou o nome de Fachin por 20 votos a 7.

Protesto

Publicidade

Assim que o resultado da votação foi anunciado, manifestantes em carros começaram a fazer um “buzinaço” contra a aprovação do nome de Fachin.

Cerca de 15 carros começaram a circular em volta do Congresso, passando pela chapelaria, principal entrada dos parlamentares, buzinando e gritando frases contra o jurista.

Publicidade

O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), criticou a escolha de Fachin e disse que ele não agirá com isenção no Supremo.

— Existe uma ligação direta, política e ideológica do ministro com o PT e a presidente Dilma e isso tira dele aquilo que é fundamental para um ministro que é a imparcialidade.

O senador Humberto Costa (PT-PE) defendeu o jurista e que o STF e o Brasil sairão ganhando com a indicação de Fachin. Costa também aproveitou para acusar a oposição de usar a votação para fazer uma disputa política.

— É uma pessoa que, na sabatina, deu todas as demonstrações de ter uma ampla cultura jurídica, uma pessoa com posições progressistas e com uma reputação absolutamente ilibada.

Perfil

Nascido em 8 de fevereiro de 1958 no Rio Grande do Sul, Fachin é professor da UFPR e sócio do escritório Fachin Advogados Associados.

Fachin tem graduação em direito pela UFPR (1980), mestrado e doutorado em direito pela PUC-SP (1986 e 1991, respectivamente) e fez pós-doutorado no Canadá. Foi pesquisador convidado do Instituto Max Planck, de Hamburgo (Alemanha), e professor visitante do King´s College (Reino Unido).

Embaixador

Mais cedo, em votação apertada, o plenário do Senado rejeitou, por 38 votos contrários e 37 favoráveis, o nome de Guilherme de Aguiar Patriota para a OEA (Organização dos Estados Americanos).

Guilherme é irmão do ex-ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota e havia sido indicado para o cargo pela presidente da República, Dilma Rousseff.

O senador Lindberg Farias (PT-RJ) afirmou que o resultado da votação foi “lamentável” e que se tratou de uma “disputa política”.

— Essa será a primeira vez que um diplomata de carreira terá seu nome rejeitado pelo Senado.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), rebateu as críticas defendendo a posição do colegiado e afirmando que a decisão deveria ser respeitada.

— Se a aprovação fosse automática, não precisaríamos fazer sabatina e submeter a votação ao plenário.

Agradecimento

Em nota, Fachin agradeceu ao Senado Federal e à Presidência da República a indicação ao Supremo Tribunal Federal.

— Para mim e para toda a minha família é um momento de grande emoção e felicidade. Chegar ao Supremo Tribunal Federal não é apenas a realização de um sonho e sim, especialmente, a concretização de uma trajetória que a partir de hoje se converte em compromisso com o presente e com o futuro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.