Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Senado poderá instalar CPI para investigar caso HSBC

O senador Randolfe Rodrigues afirmou ter conseguido as 27 assinaturas necessárias para a CPI

Brasil|Do R7

Randolfe Rodrigues - 800
Randolfe Rodrigues - 800 Randolfe Rodrigues - 800

O Senado Federal poderá criar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar suspeitas de sonegação fiscal por meio de contas de brasileiros no banco HSBC, na Suíça.

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), divulgou um vídeo nesta quarta-feira (25) defendendo a instalação da CPI e anunciando que conseguiu as 27 assinaturas necessárias para a sua instalação. O comunicado oficial deverá ser feito nesta quinta-feira (26) em plenário.

Leia mais notícias de Brasil e Política

O escândalo, conhecido como Swiss Leaks, veio a público com a divulgação de documento sobre contas secretas mantidas na Suíça pelo HSBC. O banco teria ajudado clientes a esconder bilhões de dólares em ativos.

Publicidade

Randolfe ressaltou que há mais de 8 mil contas de brasileiros na agência do banco na Suíça e que pelo menos 5 mil estão sob suspeita de evasão irregular de divisas.

— É por conta disso que é necessário uma investigação do Congresso Nacional. No dia de hoje [quarta-feira] conseguimos assinaturas necessárias para a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar quem evadiu divisas brasileiras que totalizam um rombo de U$ 20 bilhões nas nossas contas públicas. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.