Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Senadores fecham acordo e devem aprovar Marco Civil da Internet nesta terça-feira

Se passar pela análise do plenário, texto segue direto para sanção da presidente Dilma Rousseff

Brasil|Carolina Martins, do R7, em Brasília

Com pedido do governo para aprovar texto com rapidez, senadores costuraram acordo pelo Marco Civil da Internet
Com pedido do governo para aprovar texto com rapidez, senadores costuraram acordo pelo Marco Civil da Internet

O Senado fechou um acordo nesta terça-feira (22) para aprovar o projeto de lei que estabelece o Marco Civil da Internet. A proposta deve ser aprovada assim como veio da Câmara dos Deputados e, por isso, vai seguir direto para a sanção da presidente Dilma Rousseff.

A estratégia para acelerar a votação é uma determinação do governo, que pretende chegar à conferência internacional sobre a internet, que começa nesta quarta-feira (23) em São Paulo, com uma lei que regulamenta o espaço cibernético aprovada.

Partidos da oposição e do governo concordam em aprovar o requerimento de urgência para garantir que o projeto seja apreciado no plenário ainda nesta terça. Os líderes do governo, Eduardo Braga (PMDB-AM), e do PT, Humberto Costa (PT-PE) costuram o acordo que deve viabilizar a votação imediata.

Leia mais notícias de Brasil e Política


Pouco antes da sessão do plenário ser aberta, governistas, como a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), Paulo Paim (PT-RS) e Eduardo Suplicy (PT-SP), e parlamentares da oposição, como o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), se uniram a representantes da sociedade civil, apoiando a aprovação do texto do jeito que está.

Rodrigues fez questão de lembrar que o projeto tem apoio do governo, mas representa toda a sociedade civil e por isso ele é favorável ao requerimento de urgência.


— Não é uma pauta do governo, é uma pauta da sociedade civil. Quem obstruir a votação vai estar obstruindo uma bandeira da sociedade brasileira.

Contrários


No entanto, nem todos os partidos da oposição concordam com a votação urgente do Marco Civil da Internet. O líder do PSDB, Aloysio Nunes (SP), critica o pouco tempo que o Senado teve para analisar o texto.

Ele concorda com a proposta aprovada na Câmara, mas acredita que os senadores precisam se dedicar à matéria e sugerir melhorias.

— O Senado Federal tem um papel a cumprir nessa tramitação. Vários senadores apresentaram emendas a esse projeto e, no entanto, existe uma disposição do governo de não aceitar nenhuma emenda. Estamos proibidos aqui de fazer emendas e se fizermos, será apenas para constar.

O líder do DEM, senador Agripino Maia (RN), também é contra a votação imediata. O democrata protestou, na tribuna do Senado, contra a celeridade que o governo quer impor à tramitação.

— Por que se nega ao Senado a oportunidade de melhorar o texto? Por que temos que votar agora e já? Tem que votar hoje porque dia 23 a presidente Dilma tem um encontro internacional e tem que exibir um troféu? Um troféu que não é o melhor para a sociedade?

DEM e PSDB prometem obstruir a votação em caráter de urgência e pedem pelo menos um mês de prazo para garantir a aprovação de uma proposta melhorada.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.