Serasa afirma que não recebeu informações de crédito de consumidores
TSE teria repassado à empresa informações de 141 milhões de brasileiros
Brasil|Do R7
A Serasa Experian, empresa que fornece informações para análise de crédito, divulgou nesta quarta-feira (7) uma nota para esclarecer uma reportagem do jornal O Estado de S.Paulo sobre o repasse de informações cadastrais de 141 milhões de brasileiros.
No comunidado oficial, a Serasa afirma que "não recebeu a base de dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de 141 milhões de brasileiros e não receberá. Todas as informações obtidas pela Serasa Experian através do convênio são públicas e de natureza cadastral, podendo ser acessadas no site do TSE ou nos cartórios de registro de pessoas naturais, para verificação ou consulta, por todo e qualquer interessado".
De acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, O TSE decidiu repassar as informações cadastrais à Serasa, que gerencia um banco de dados sobre a situação de crédito dos consumidores do País. O acordo estabelece ainda, que "as informações fornecidas pelo TSE à Serasa poderão ser disponibilizadas por esta a seus clientes nas consultas aos seus bancos de dados".
Na manhã desta quarta-feira (7), a presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia, defendeu a suspensão imediata do repasse de dados e sugeriu à corregedora-geral da Justiça Eleitoral Laurita Vaz, a anulação do convênio e que o assunto seja levado ao crivo do plenário do TSE.
Veja o comunicado da Serasa Experian na íntegra:
"Nota para a Imprensa
Em resposta à reportagem “Justiça Eleitoral repassa dados de 141 milhões de brasileiros para a Serasa”, publicada hoje no jornal O Estado de S.Paulo, a Serasa Experian apresenta os seguintes esclarecimentos:
A Serasa Experian não recebeu a base de dados do TSE de 141 milhões de brasileiros e não receberá. Todas as informações obtidas pela Serasa Experian através do convênio são públicas e de natureza cadastral, podendo ser acessadas no site do TSE ou nos cartórios de registro de pessoas naturais, para verificação ou consulta, por todo e qualquer interessado.
Este convênio não prevê qualquer exclusividade no fornecimento de dados pelo TSE à Serasa Experian, tendo como objetivo a verificação de dados para evitar fraudes contra consumidores brasileiros e também facilitar o acesso do cidadão ao crédito.
A Serasa Experian reitera ainda que, uma vez que as informações são públicas, cadastrais e necessárias à perfeita identificação do cidadão, tais dados não estão sujeitos à privacidade e, portanto, não violam este direito.
Esperando ter contribuído para o esclarecimento sobre o convênio, colocamo-nos à disposição para outras informações.
Serasa SA"