Serra não tem garantia de candidatura no PPS, diz Roberto Freire
Tucano estaria avaliando deixar o PSDB para concorrer em 2014
Brasil|Do R7

O presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), disse nesta quarta-feira (9) que, caso o ex-governador José Serra decida mesmo deixar o PSDB para disputar a Presidência da República em 2014, não teria a vaga na disputa garantida no partido socialista.
— O PPS não é legenda para lançar candidato. É um partido que tem, como definição, a possibilidade de lançar candidato, independente da vinda de quem quer que seja. Portanto, vindo, ele se enquadraria nessa hipótese.
No PSDB, o nome do senador Aécio Neves (MG) é o favorito para tentar derrotar a presidente Dilma Rousseff (PT) nas próximas eleições. Serra e Aécio são rivais dentro do partido.
Reportagem do jornal Folha de S. Paulo publicada na última terça-feira (8) diz que Serra estaria insatisfeito com o isolamento que sofre dentro do PSDB e que avalia com apoiadores sair da sigla para viabilizar sua candidatura em 2014.
Freire diz que o PPS deve mesmo lançar um nome em 2014 e que o partido “está aberto para discutir com outras lideranças”.
— Há muito tempo temos a ideia de criar uma nova formação política mais ampla e representativa do pensamento democrático de esquerda no Brasil.
Segundo a Folha, o ex-governador só deverá tomar uma decisão depois de maio, mês em que ocorrerá a eleição da nova Direção Nacional do PSDB.
O movimento para que Aécio assuma a presidência da sigla é forte. Caso o grupo de Serra saia enfraquecido da disputa, aumentariam as chances de ele abandonar a legenda.
De acordo com a legislação eleitoral, a filiação do ex-governador a outro partido teria que acontecer no máximo até outubro de 2013, um ano antes das eleições. Caso contrário, não poderia concorrer.
O PPS atualmente tem somente a 13ª bancada do Congresso, com 11 deputados e um senador.
Apesar da especulação, Freire disse que é cedo para discutir o assunto.
— Enquanto ele não sair, se é que de fato vai, não adianta. O PPS não pode falar nada sobre isso. Quem tem que falar isso é o Serra e o PSDB.















