Tocantins, Minas e Pernambuco são Estados que mais investem em saúde
Rio, Mato Grosso do Sul e Paraná aparecem na parte de baixo do ranking
Brasil|Do R7
Tocantins (16,9%), Minas Gerais (16,3%) e Pernambuco (16,2%) foram as unidades da Federação que destinaram as maiores fatias do orçamentário para a saúde, indica a Estadic 2013 (Pesquisa de Informações Básicas Estaduais – Perfil dos Estados Brasileiros), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (13)
Nas últimas posições do ranking ficaram Rio de Janeiro (7,2%), Mato Grosso do Sul (8,7%) e Paraná (9,0%).
Ainda conforme o levantamento, 13 unidades da Federação destinaram menos de 2,0% dos recursos que possuem à atenção básica de saúde. Maranhão, Roraima e Acre destinaram apenas 0,3% do orçamento para o setor.
Minas Gerais (11,8%) e Rio Grande do Sul (12,9%) foram as duas únicas unidades da Federação que fizeram uma previsão orçamentária destinando mais de 10% do valor total para atendimentos básicos.
Menor unidade da federação, DF tem mais servidores que qualquer Estado
Oito Estados não têm verba específica para defesa da mulher
Estados destinam só 2% do orçamento para o meio ambiente
16 Estados ignoram auxílio-natalidade
A pesquisa levantou também o número de reuniões realizadas pelos Conselhos Estaduais de Saúde. O Estado de Mato Grosso realizou apenas duas reuniões em 12 meses; quatro unidades da Federação realizaram 11 reuniões; e nove realizaram doze reuniões.
Os Estados do Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul realizaram o maior número de reuniões em 12 meses: 20 e 25, respectivamente.