Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tocantins, Minas e Pernambuco são Estados que mais investem em saúde

Rio, Mato Grosso do Sul e Paraná aparecem na parte de baixo do ranking

Brasil|Do R7

Tocantins é o Estado que destina maior fatia do orçamento à saúde
Tocantins é o Estado que destina maior fatia do orçamento à saúde Tocantins é o Estado que destina maior fatia do orçamento à saúde

Tocantins (16,9%), Minas Gerais (16,3%) e Pernambuco (16,2%) foram as unidades da Federação que destinaram as maiores fatias do orçamentário para a saúde, indica a Estadic 2013 (Pesquisa de Informações Básicas Estaduais – Perfil dos Estados Brasileiros), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (13)

Nas últimas posições do ranking ficaram Rio de Janeiro (7,2%), Mato Grosso do Sul (8,7%) e Paraná (9,0%).

Ainda conforme o levantamento, 13 unidades da Federação destinaram menos de 2,0% dos recursos que possuem à atenção básica de saúde. Maranhão, Roraima e Acre destinaram apenas 0,3% do orçamento para o setor.

Minas Gerais (11,8%) e Rio Grande do Sul (12,9%) foram as duas únicas unidades da Federação que fizeram uma previsão orçamentária destinando mais de 10% do valor total para atendimentos básicos.

Publicidade

Menor unidade da federação, DF tem mais servidores que qualquer Estado

Oito Estados não têm verba específica para defesa da mulher

Publicidade

Estados destinam só 2% do orçamento para o meio ambiente

16 Estados ignoram auxílio-natalidade

Publicidade

A pesquisa levantou também o número de reuniões realizadas pelos Conselhos Estaduais de Saúde. O Estado de Mato Grosso realizou apenas duas reuniões em 12 meses; quatro unidades da Federação realizaram 11 reuniões; e nove realizaram doze reuniões.

Os Estados do Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul realizaram o maior número de reuniões em 12 meses: 20 e 25, respectivamente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.