Tribunal absolve ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto
Por 2 votos a 1, Justiça inocentou réu pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro
Brasil|Do R7
O TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª região) absolveu nesta terça-feira (27) o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, que havia sido condenado a 15 anos e quatro meses crimes de corrupção passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro no âmbito da Lava Jato.
Dois dos três desembargadores que julgavam o caso decidiram inocentar o ex-tesoureiro do PT, que está preso em Curitiba (PR).
Vaccari está preso desde o dia 15 de abril de 2015, quando a PF (Polícia Federal) deflagrou a 12ª fase da Operação Lava Jato.
A condenação de Vaccari se referia aos contratos firmados com o Consórcio Interpar para o recebimento de propina ligada à Diretoria de Serviços e Engenharia da Petrobras, por meio de Renato Duque. O consórcio realizava doações oficiais ao partido, “com ocultação e dissimulação, de recursos criminosos provenientes do contrato”, segundo o juiz Sérgio Moro.
A defesa de Vaccaria afirma, em nota pública, que "Justiça foi realizada". O texto ainda diz que ex-assesor "reitera que continua a confiar na Justiça brasileira".
Na decisão, também foram condenados outros investigados na Lava Jato. Renato Duque, ex-diretor da Petrobras, foi condenado a 20 anos e oito meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Duque é acusado de receber propina relativa aos contratos do Consórcio Interpar, do Consórcio CMMS, do Consórcio Gasam e da OAS, relativos ao Gasoduto Pilar-Ipojuca. As outras condenações foram mantidas.
Veja os demais condenados naquela ocasião:
Alberto Youssef — Pena suspensa devido à delação premiada
Augusto Mendonça — 16 anos e oito meses de prisão
Mario Goes — 18 anos e quatro meses de prisão
Adir Assad — Nove anos e dez meses de prisão
Sonia Branco — Nove anos e dez meses de prisão
Dario Teixeira — Nove anos e dez meses de prisão
Júlio Camargo — 12 anos de prisão