Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Vice-governador do Rio se reúne com deputados para discutir estratégias para manter vetos dos royalties 

Com poucas chances de resultado favorável, parlamentares do RJ e ES querem obstruir votação

Brasil|Carolina Martins, do R7, em Brasília

  • Google News

O vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, está em Brasília nesta terça-feira (5) para reunião com a bancada do Estado. O encontro é para debater a melhor tática de votação para conseguir manter os vetos ao projeto de lei que modifica a distribuição dos royalties do petróleo.A intenção é impedir que os vetos sejam apreciados.

Uma das estratégias do deputado Alessandro Molon (PT-RJ) foi percorrer os gabinetes de paramentares da Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, São Paulo e Amazonas. Segundo ele, esses Estados não sofrerão agora, mas também vão perder receita futuramente se os vetos aos royalties forem derrubados.


Molon admite que é difícil conseguir um resultado favorável aos Estados produtores de petróleo, uma vez que são minoria, mas disse que tem esperança.

— Estamos unidos, independentemente de divergência partidária. Há uma chance, não é fácil, nem provável, mas temos alguma esperança de manter os vetos.


Leia mais notícias de Brasil

A sessão para análise dos vetos está marcada para às 19h desta terça, no entanto, parlamentares do Rio de Janeiro e do Espírito Santos, Estados produtores de petróleo que defendem os vetos, ameaçam usar todos os recursos para obstruir a votação.


Para o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), adiar a votação não é a melhor forma de resolver a questão. Ele defende que os vetos sejam derrubados para construção de um acordo posterior.

— Essa questão só se resolve votando, se não fica esse fantasma dos royalties rondando todas as nossas sessões e as nossas matérias. Derrubado o veto, há possibilidade de construir um acordo na medida provisória que não seja tudo ou nada.


O deputado reconhece que os interesses do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul são completamente diferentes, no que diz respeito à manutenção dos vetos.

Como parlamentar gaúcho, ele defende a distribuição igualitária dos recursos do petróleo, portanto, a derrubada dos vetos. Mas afirmou que não há orientação partidária e que a bancada do PSB do Rio e do Espírito Santo estão livres para votar de acordo com os interesses de seus Estados.

Durante todo o dia as bancadas vão se movimentar para negociações em torno da votação desta noite. Depois da reunião com o vice-governador do Rio, líderes de todos os partidos vão se encontrar com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), às 14h.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.