Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Votação sobre prisão de Delcídio será secreta, segundo regimento do Senado

Líderes das bancadas vão se reunir para definir a data da análise no Plenário

Brasil|Rodrigo Vasconcelos, do R7, em Brasília

Delcídio (foto) foi preso com autorização do Supremo Tribunal Federal
Delcídio (foto) foi preso com autorização do Supremo Tribunal Federal Delcídio (foto) foi preso com autorização do Supremo Tribunal Federal

A sessão no Senado Federal que definirá a validade da prisão preventiva do senador Delcídio Amaral (PT-MS) será com voto secreto, de acordo com o regimento interno da Casa. Ele foi detido pela Polícia Federal na manhã festa quarta-feira (25).

De acordo com o artigo 291 do regimento, “será secreta a votação de prisão de senador e autorização da formação de culpa, no caso de flagrante de crime inafiançável”. O caso de Delcídio não foi flagrante, o que ainda deixa dúvidas aos senadores.

Na primeira coletiva após a prisão de Delcídio, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse ainda não ter certeza sobre o modelo de voto para referendar a prisão autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Ele afirmou que checará os detalhes com a Secretaria-Geral.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse que o assunto será discutido entre os líderes das bancadas. Ele relembrou a época em que era presidente da Câmara, quando votou a emenda ao artigo 53 da Constituição que definia o procedimento em casos como esse, e que a posição do partido dele será pela votação aberta.

Publicidade

— Acho que essa será uma questão a ser discutida no Plenário da Casa. Apenas me lembro que quando discutimos o fim da imunidade parlamentar, lá atrás no ano 2000, porque até ali existia necessidade de autorização do STF para início de processo em relação ao parlamentar. Retiramos do texto constitucional a previsão de votação secreta para estes casos. Esse será o ponto a ser defendido pelo PSDB, mas ainda não há, a meu ver, consenso sobre isso.

Os líderes das bancadas se reúnem nesta tarde para definir também o prazo de análise da prisão de Delcídio no Plenário. Por conta da situação, Renan suspendeu a sessão de votações prevista para esta quarta-feira.

Publicidade

Turma do STF mantém prisão de Delcídio Amaral por unanimidade

Delcídio Amaral foi preso por decisão do ministro do STF Teori Zavascki, após receber escutas com conversas do senador com o ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró. Segundo as investigações, ele teria ofertado uma rota de fuga e um valor de R$ 50 mil mensais para que Cerveró não o citasse na delação premiada da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal.

Apesar de ter sido referendada pela 2ª turma de ministros do STF, a decisão da prisão preventiva ainda deve passar por análise do Senado, e só será mantida com o voto favorável da maioria absoluta dos parlamentares da Casa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.