Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

29 secretários de Estado do DF tomaram posse neste domingo; três são do Republicanos

Do total de titulares das secretarias empossados neste domingo, 20 fizeram parte da primeira gestão e 9 são novos nos cargos

Brasília|Do R7, em Brasília

Posse dos secretários do Governo do DF
Posse dos secretários do Governo do DF Posse dos secretários do Governo do DF

Os 29 secretários de Estado nomeados pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) tomaram posse no final da manhã deste domingo (1º) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Desses, 20 fizeram parte da primeira gestão e 9 são novos nos cargos. Três são do Republicanos: Gustavo Carvalho Amaral (Ciência, Tecnologia e Inovação), Julio Cesar Ribeiro (Esporte e Lazer) e Rodrigo Delmasso (Família e Juventude).

Ao R7, Julio Cesar Ribeiro falou sobre suas expectativas para o próximo ano. "A gente aceita esse convite do governador justamente para que a gente possa desenvolver o esporte aqui no Distrito Federal com muito mais intensidade. São grandes desafios, nós vamos trazer grandes eventos para a capital. Fazer com que os centros olímpicos forneçam qualidade de vida para as pessoas e outras coisas que ao longo do tempo nós iremos implementar mas acima de tudo trazer com o esporte de maneira geral para toda a população".

Faixa

Ibaneis optou por chegar ao local já usando a faixa governamental, símbolo maior da conquista do poder. O distintivo foi criado por decreto pelo então governador Joaquim Roriz em 2006. A passagem da faixa é o rito que simboliza a chegada ao poder de presidentes da República, governadores e prefeitos.

O governador chamou individualmente cada um dos secretários empossados para assinar o termo de posse para que oficialmente possam auxiliá-lo durante o novo governo.

Publicidade

A cerimônia concluiu o rito de posse dos representantes da população do Distrito Federal para os próximos quatro anos. Mais cedo neste domingo, Ibaneis participou de uma missa de ação de graças em sua homenagem e da posse dos deputados distritais na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Conheça os secretários empossados

Os secretários de Transporte e Mobilidade (Valter Casimiro), de Comunicação (Weligton Moraes) e de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Mateus de Oliveira) estão no governo desde o início da primeira gestão de Ibaneis.

Publicidade

Giselle Ferreira de Oliveira é a única que já estava no governo, na pasta de Esporte e Lazer, mas mudou de secretaria, assumindo a pasta da Mulher.

Os nove novos secretários a compor o governo são Agaciel Maia (Relações Institucionais), Fernando Antonio Rodriguez (Agricultura), Gustavo Carvalho Amaral (Ciência, Tecnologia e Inovação), Claryssa Roriz (Atendimento à Comunidade), Daniel Donizet (Meio Ambiente e Proteção Animal), Rodrigo Delmasso (Família e Juventude), Julio Cesar Ribeiro (Esporte e Lazer), Cristiano Araújo (Turismo) e Paco Britto (Assuntos Internacionais), ex vice-governador durante o primeiro mandato de Ibaneis.

Publicidade

Após a posse oficial dos secretários, o governador fez um discurso em que elencou as benfeitorias realizadas durante seu primeiro governo e pediu a pacificação das tensões políticas, que aumentaram nos últimos anos. “Estamos todos empenhados em fazer do Distrito Federal um lugar melhor para morar. Nós passamos um ano de muita divisão política, e acho que uma das nossas missões como políticos é tentar pacificar o país nesse momento.”

Ibaneis ainda ressaltou que seu maior legado deve ser a criação da Universidade do Distrito Federal. "Talvez o maior legado do Distrito Federal que eu vou deixar é essa universidade. Ela foi pensada para beneficiar exatamente aqueles que têm menos condições, para levar ensino de qualidade à população do DF. Acho que essa vai ser a maior obra que vou deixar como legado no meu governo".

Na solenidade, também tomaram posse a chefe de Gabinete, Juliana Monici, o consultor jurídico do DF, Rodrigo Becker, e a procuradora-geral do DF, Ludmila Galvão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.