Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Acordei às 5 horas com barulho de bomba', conta brasileiro na Ucrânia

O goiano relata pelas redes sociais os primeiros momentos e o caminho já percorrido para deixar o país rumo à Romênia

Brasília|Sarah Teófilo, do R7, em Brasília

Com o início dos bombardeiros russos à Ucrânia, e a capital, Kiev, já atacada, o goiano Gabriel Felipe Costa, de 25 anos, tenta se distanciar da zona de conflito e deixar o país. O jovem mora na Ucrânia há três anos e conta que acordou na última quinta-feira (24) de madrugada com barulhos de bomba. Imediatamente, como boa parte da população local, ele saiu de casa para tentar ir para longe da capital.

"Acordei às 5h da manhã com barulho de bomba. Estou tentando sair da cidade agora. O trânsito está supercaótico", contou. Gabriel, que trabalha como gerente de contas, tem relatado tudo pelas redes sociais para que amigos e familiares saibam como e onde ele está. No momento, o jovem encontra-se com uma amiga na estrada, a caminho da fronteira com a Romênia.

O percurso é de quase 500 quilômetros de onde ele saiu (Bila Tserkva), e a previsão inicial da duração da viagem informada por ele a uma amiga que está no Brasil era de 10 horas. Já na estrada, no entanto, o brasileiro disse que deve demorar até três dias para conseguir chegar à fronteira devido ao trânsito, com moradores da Ucrânia tentando deixar o país enquanto a Rússia amplia a invasão.

O jovem começou seu percurso em Kiev, rumo a Bila Tserkva, onde mora uma amiga, também brasileira. Nas imagens, é possível ver que nos locais por onde Gabriel passou diversas pessoas estão com malas feitas para também sair da região.

Publicidade

Inicialmente, o jovem tentou sair da capital pelo metrô. Quando viu que não conseguiria, começou a pedir carona. Em um dos vídeos publicados por ele, é possível ver outras pessoas fazendo o mesmo.

"Um anjo de Deus me deu carona. O cara é muito gente boa. Me joguei na frente do carro e falei 'moço, pelo amor de Deus, me leva para outra cidade'", relatou. Ainda no percurso para chegar à cidade de sua amiga, Gabriel chegou a usar um monociclo elétrico por cerca de 10 quilômetros.

Mesmo com problemas de conexão, Gabriel tem repassado informações a amigos e familiares. Uma das amigas do gerente de conta diz que eles saíram cedo nesta sexta-feira (25) da cidade de Bila Tserkva.

Leia também

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.