Apesar de anúncio do GDF, testes não chegam em todas as farmácias
Kits ainda não foram entregues em farmácias de Santa Maria, Águas Claras, Ceilândia e Taguatinga
Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília
Pelo menos cinco farmácias no Distrito Federal, que constavam na lista das drogarias que passariam a ofertar testes gratuitos para diagnóstico de Covid-19, não começaram a oferecer o serviço nesta terça-feira (18). Mais cedo, a Secretaria de Saúde havia divulgado os endereços dos 23 estabelecimentos credenciados.
As três unidades da Farmácia Descontão em Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia ainda não estão oferecendo os testes. Segundo o estabelecimento, os farmacêuticos já foram treinados pela secretaria de Saúde, mas os kits dos exames ainda não foram entregues. Não há previsão para a regularização dos serviços.
Outra que ainda não deu início ao serviço foi a Drogaria Brasil, em Santa Maria, pelo mesmo motivo. Por lá, a previsão era começar a testagem às 12h. Já a Drogaria Colorado, da Vila Planalto, após uma reunião na tarde dessa segunda (17), desistiu de integrar a parceria com receio de violar regras da Vigilância Sanitária. As informações são do diretor do Sindicato dos Produtos Farmacêuticos (Sincofarma), Erivan Araújo.
Leia também
Araújo minimizou o atraso, e assegurou que há outras 20 farmácias interessadas em integrar a parceria. "Nunca antes na história havíamos participado de algo parecido, é normal que tenhamos contratempos", afirmou. Procurada, a Secretaria de Saúde ainda não se manifestou sobre o atraso.
O acordo para a disponibilização do serviço de saúde nos estabelecimentos foi firmado pelo GDF com Fecormércio e o Sincofarma diante do aumento expressivo da demanda por testes de Covid-19 no DF. As drogarias selecionadas devem a aplicar os testes de antígeno (TR-Ag) em uma sala reservada na farmácia, feitos por um farmacêutico capacidato pela pasta.
A medida, de caráter emergencial, seguirá em vigor por 60 dias, mas o prazo pode ser prorrogado se houver necessidade. A ideia é que nesses pontos o horário de atendimento fosse diferenciado: das 10h às 19h, de segunda a sexta-feira. O teste nas farmácias é gratuito. Para evitar filas, as pessoas sintomáticas ou que tiveram contato com infectados podem agendar o atendimento na própria drogaria.
Além das farmácias, os postos de saúde e pontos de ampla testagem (Aeroporto de Brasília, Rodoviária do Plano Piloto, e unidades básicas de saúde 1 da Asa Sul, na 612 Sul, e 2 da Asa Norte, na 114/115 Norte) também oerecem a testagem. Esses locais funcionam de segunda a sexta das 8h às 17h.