Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Apesar de anúncio do GDF, testes não chegam em todas as farmácias

Kits ainda não foram entregues em farmácias de Santa Maria, Águas Claras, Ceilândia e Taguatinga 

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Teste Covid-19 no DF
Teste Covid-19 no DF

Pelo menos cinco farmácias no Distrito Federal, que constavam na lista das drogarias que passariam a ofertar testes gratuitos para diagnóstico de Covid-19, não começaram a oferecer o serviço nesta terça-feira (18). Mais cedo, a Secretaria de Saúde havia divulgado os endereços dos 23 estabelecimentos credenciados.

As três unidades da Farmácia Descontão em Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia ainda não estão oferecendo os testes. Segundo o estabelecimento, os farmacêuticos já foram treinados pela secretaria de Saúde, mas os kits dos exames ainda não foram entregues. Não há previsão para a regularização dos serviços.

Outra que ainda não deu início ao serviço foi a Drogaria Brasil, em Santa Maria, pelo mesmo motivo. Por lá, a previsão era começar a testagem às 12h. Já a Drogaria Colorado, da Vila Planalto, após uma reunião na tarde dessa segunda (17), desistiu de integrar a parceria com receio de violar regras da Vigilância Sanitária. As informações são do diretor do Sindicato dos Produtos Farmacêuticos (Sincofarma), Erivan Araújo.

Leia também

Araújo minimizou o atraso, e assegurou que há outras 20 farmácias interessadas em integrar a parceria. "Nunca antes na história havíamos participado de algo parecido, é normal que tenhamos contratempos", afirmou. Procurada, a Secretaria de Saúde ainda não se manifestou sobre o atraso.


O acordo para a disponibilização do serviço de saúde nos estabelecimentos foi firmado pelo GDF com Fecormércio e o Sincofarma diante do aumento expressivo da demanda por testes de Covid-19 no DF. As drogarias selecionadas devem a aplicar os testes de antígeno (TR-Ag) em uma sala reservada na farmácia, feitos por um farmacêutico capacidato pela pasta.

A medida, de caráter emergencial, seguirá em vigor por 60 dias, mas o prazo pode ser prorrogado se houver necessidade. A ideia é que nesses pontos o horário de atendimento fosse diferenciado: das 10h às 19h, de segunda a sexta-feira. O teste nas farmácias é gratuito. Para evitar filas, as pessoas sintomáticas ou que tiveram contato com infectados podem agendar o atendimento na própria drogaria.

Além das farmácias, os postos de saúde e pontos de ampla testagem (Aeroporto de Brasília, Rodoviária do Plano Piloto, e unidades básicas de saúde 1 da Asa Sul, na 612 Sul, e 2 da Asa Norte, na 114/115 Norte) também oerecem a testagem. Esses locais funcionam de segunda a sexta das 8h às 17h.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.