Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Bolsonaro defende criação de tilápias no lago da usina de Itaipu

Chefe do Executivo se reuniu em Brasília, nesta quarta-feira (24), com Mario Abdo Benítez, presidente do Paraguai

Brasília|Plínio Aguiar, do R7

  • Google News
Mario Abdo Benítez, presidente do Paraguai, ao lado de Jair Bolsonaro
Mario Abdo Benítez, presidente do Paraguai, ao lado de Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu nesta quarta-feira (24) com Mario Abdo Benítez, presidente do Paraguai, no Palácio do Planalto, em Brasília. No encontro, os chefes discutiram a relação entre Brasil e Paraguai e projetos de diversos temas, entre eles a criação de tilápias no lago da Usina Hidrelétrica de Itaipu, administrada por ambas as nações. O projeto, no entanto, precisa de aprovação do Parlamento do país vizinho.

“Estaremos concluindo a segunda ponte com o Paraguai em meados do ano que vem. Também, nos próximos dias, estaremos em Carmelo Peralta, Porto Murtinho, assinando a segunda ordem de serviço da terceira ponte com o Paraguai. Veio o senhor presidente da nação amiga tratar do anexo C de Itaipu binacional”, afirmou Bolsonaro em coletiva de imprensa.


“Demos mais um passo para a criação de tilápias no lago do Itaipu. Isso passa pelo Parlamento do Paraguai, e há uma enorme boa vontade por parte do governo local, aqui presente, porque é muito bom para os nossos países. Caso isso se concretize, o Brasil crescerá em 40% da sua quantidade de pescado”, complementou.

A criação de tilápias foi alvo de uma reunião entre os ministros Tereza Cristina (Agricultura) e Denis Lichi (Agricultura do Paraguai) em julho de 2019. O encontro ocorreu em Assunção e, na ocasião, o secretário da Pesca, Jorge Seif, disse que o governo paraguaio deveria alterar a legislação para permitir a criação dos peixes.


O crime organizado também foi discutido no encontro desta quarta-feira entre Bolsonaro e Benítez. “O Paraguai tem nos ajudado e muito nessa questão. Inauguramos há pouco mais um radar, em Ponta Porã, e basicamente toda a nossa fronteira está blindada com esse radar”, comentou o presidente brasileiro.

Bolsonaro avalia que a relação com o Paraguai vai ficar cada vez melhor. “Sentimos e somos solidários aos problemas econômicos que, porventura, ocorrem no Paraguai. Sabemos que o nosso relacionamento não é apenas comercial, é político e afetivo”, disse.

Participaram ainda do encontro no Palácio do Planalto os ministros Carlos França (Relações Exteriores) e Bento Albuquerque (Minas e Energia). De acordo com a agenda de Bolsonaro, a reunião demorou cerca de uma hora e meia.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.