Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bolsonaro diz que ênfase no ano é gerar emprego e controlar inflação

Presidente assinou MP que cria programa para incentivar emprego de jovens; em ano eleitoral, principal desafio é a inflação

Brasília|Sarah Teófilo, do R7, em Brasília

Presidente da República, Jair Bolsonaro, em lançamento de programa no Palácio do Planalto
Presidente da República, Jair Bolsonaro, em lançamento de programa no Palácio do Planalto Presidente da República, Jair Bolsonaro, em lançamento de programa no Palácio do Planalto

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), afirmou nesta sexta-feira (28) que o foco do governo neste ano é trabalhar pela geração de emprego e pelo controle da inflação. As declarações foram dadas durante evento no Palácio do Planalto onde foi assinada uma MP (medida provisória) que cria um programa para incentivar o emprego de jovens.

"Continuaremos o nosso trabalho buscando, neste ano, dar ênfase total na geração de emprego e no combate à inflação", afirmou Bolsonaro. A MP em questão foi aprovada no Congresso no ano passado. O programa é destinado a jovens com idade entre 18 e 29 anos, e pessoas com mais de 50 anos que estão fora do mercado há mais de dois anos. Não há vínculo trabalhista e é temporário, com duração até o fim do ano.

Inflação

No último dia 11, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou dados da alta do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que fechou 2021 em 10,06% depois de ter terminado 2020 em 4,52%.

No dia seguinte, ao comentar o assunto, Bolsonaro afirmou que a situação era culpa das medidas de distanciamento social durante a pandemia da Covid-19. As ações foram tomadas por prefeitos e governadores nos momentos de maior explosão de casos e mortes, quando o país ainda não tinha vacina contra o coronavírus.

Publicidade

Em outra ocasião, o presidente garantiu que o índice vai sofrer uma redução neste ano. "Mas vamos continuar lutando contra o desemprego, pode ter certeza que a inflação vai baixar nesse ano", afirmou.

Nesta sexta-feira, o mandatário defendeu ações do governo, e disse que começou a combater o desemprego ainda durante o ápice da pandemia da Covid-19. Durante o discurso, diferentemente do que vinha fazendo ao longo dos últimos dois anos, Bolsonaro evitou criticar governadores e prefeitos, que determinaram medidas de isolamento social, com fechamento de comércios e restrição de circulação. 

Publicidade

"Terminamos 2020 quase que no zero a zero no tocante a emprego e desemprego. Lamentavelmente por políticas equivocadas, por políticas por vezes nem tão bem pensadas, por pessoas tentando acertar, mas que levaram mais de 38 milhões de pessoas da informalidade para a rua da amargura", disse, sem citar prefeitos e governadores.

O presidente ainda falou de corrupção, afirmando que em outros governos foram registrados diversos escândalos, e que, no dele, não há esse tipo de problema. No palco do evento, estava o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que já foi condenado no escândalo do mensalão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.